O nó das águas

  • Ana Carolina Lopes Melchert Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O nó das Águas é um trabalho cênico fruto da dissertação de mestrado O desate criativo: Estruturação da Personagem a partir do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete), orientado pela Profa. Dra. Graziela Rodrigues. Este texto aborda a fase da Incorporação da Personagem onde descrevo o espaço-origem, a imagem-chave e o movimento síntese da personagem. A materialização das imagens internas e a incorporação de objetos foram procedimentos que auxiliaram o desenvolvimento do eixo Estruturação da Personagem. As elaborações cênicas ocorreram num momento do processo onde a personagem já estava incorporada e sua natureza delineada. A personagem possui um caráter dinâmico. Um fluxo de transformações. Foi a possibilidade de liberação de minha expressão genuína.

Referências

MELCHERT, A.C.L. O desate criativo: Estruturação da Personagem a partir do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). 2007. 158 p. Tese (Dissertação em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

RODRIGUES, G. O método BPI (bailarino-pesquisador-intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. 171 p. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações