Reflexões acerca da criação e Utilização de Espetáculo de Dança com Meios Interativos

  • André Meyer Alves de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo visa refletir sobre principais eixos de criação do espetáculo multimídia “ A Dança das Proteínas” em andamento no PEGED / IBqM / UFRJ. Evidenciaremos as idéias, as práticas e os laboratórios sobre: 1)representação do ambiente celular; 2)considerações sobre o formato do palco; 3) conexões de fenômenos bioquímicos em jogos coreográficos; 4) improvisações de movimentos baseados em interações proteína-proteína e 6) improvisações baseados em processos celulares de transporte. Ao tratar da forma e arranjo de fenômenos bioquímicos pela linguagem coreográfica pode-se tratar temas da bioquímica de forma convidativa para jovens do ensino médio, resgatando o papel do corpo e das sensibilidade como acesso a razão no ensino das biociências.

Referências

ARAÚJO-JORGE, et al. Microscopy Images as Interactive Tools.IN: Cell Modeling and Cell Biology Education, Vol. 3, 2004.

CANOGAR, D. The Exploded Frame IN: Dardo Magazine, Espanha / Portugal / Brasil, feb-may. 2007.

DAGONET, François. Ecriture et iconographie, Paris, J. Vrin, 1973.

VALVERDE, R. Comunicação intramolecular de longo alcance entre domínios de fosforilação regulatória e catalítica em Ccc2p, a Cu(I)-ATPase de levedura: papel dual da proteína cinase A (PKA). Tese de Doutorado, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ, 2007.

LIMA, M. A. A dança das Proteínas - uma abordagem espistemopoética do ensino da bioquímica através da arte coreográfica. Projeto de Doutorado – IBqM – UFRJ , 2007.

MACHADO, A. Por um Arte transgenico. IN: De la Pantalla al Arte Transgenico. Jorge La Ferga, org. , Buenos Aires, Libros de Rojas, 2000.

RANGEL, D. Ensinando ciência com arte. Rio de Janeiro, Tese de Doutorado. Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Departamento de Bioquímica Médica-ICB/UFRJ, 2005.

PERSECHINI, P. & CAVALCANTI, C. Popularização da ciência no Brasil. Jornal de Ciência – SBPC, N.º 535 de 20 de agosto de 2004.

SANTANA, I. Dança na Cultura Digital. Salvador, EDUFA, 2006.

ZUFFO, & NOGUEIRA, A. Gruta Digital: um ambiente de Realidade Virtual Imersivo Itinerante para Aplicações Educacionais. São Paulo, USP - Parque Cien Teq – USP, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações