Processos de criação em dança-teatro: reflexões sobre a tessitura dos afetos nos espetáculos do Wuppertal Tanztheater

  • Carla Andréa Silva Lima Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Esta comunicação tece uma reflexão sobre o processo de criação dos espetáculos do Wuppetal Tanztheater. Partindo da hipótese de que a tessitura de suas obras caminha pelos imprecisos terrenos da subjetividade e da memória corporal, apresenta-se aqui uma análise da escritura de Bausch, privilegiando-se nessa tessitura o corpo como um lugar de excesso. Circunscrevendo o olhar de Bausch como aquele que busca o sujeito e seus espaços afetivos, o processo de criação dos espetáculos foi explicado com base no olhar e na escuta da artista. Relacionando o narrar à “seleção de um modo de olhar”, este trabalho teceu um paralelo entre o modo de olhar de Bausch e o modo de textura de seus espetáculos.

Referências

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Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações