DanCEI no FIC na Dança – Corpos e danças em convergências nas paralelas Jonas de Lima Sales

  • Jonas de Lima Sales SEC-RN/CEI

Resumo

Proporcionar a aproximação e a vivência de adolescentes com a dança, despertando nestes a criticidade e a capacidade criadora, é alicerce essencial para este trabalho. A aplicação de um mesmo projeto de dança em escolas com realidades socioculturais distintas, faz com que se perceba que nas paralelas que distanciam os grupos de adolescentes envolvidos neste projeto, é possível identificar elementos que convergem e se encontram, apontando assim, características de uma cultura jovem homogênea o qual fala por si mesmo. A “dramaturgia” criada nos corpos dos adolescentes, independe do encontro destes para que se cogite diálogos entre estes universos, onde a dança, elemento de formação no aprendizado destes grupos, é o anel que congrega o mesmo processo cognitivo.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação Contemporânea – consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

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MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações