Escolhas metodológicas no âmbito da pesquisa em dança
Resumo
Este texto propõe uma discussão sobre as escolhas metodológicas que orientaram uma pesquisa de doutorado dedicada a compreender aspectos da criação coreográfica contemporânea. Descreve como, a partir da elaboração do problema, articulado ao quadro teórico da pesquisa, definem-se algumas escolhas metodológicas: a investigação toma a forma de uma pesquisa de prática coreográfica, e a etnografia é escolhida como principal abordagem metodológica. Apresenta os principais instrumentos de coleta de informações (observação participante e entrevista semi-estruturada), o trabalho de campo e os processos de análise e interpretação.Referências
ALVESSON, Mats; SKÖLDBERG, Kaj. Reflexive Methodology: New Vistas for Qualitative Research. London : Sage, 2001.
CONTE, Richard. Qu’est-ce qu’une pratique? Æ Revue canadienne d’esthétique, v. 5, outono 2000. Disponível em http://www.uqtr.uquebec.ca/AE/ Vol_5/Conte/Conte.htm. Acesso em 15 jun. 2006.
_______. Apports possibles de l’ethnographie et de l’autoethnographie pur la recherche en pratique artistique. In: GOSSELIN, Pierre; LE COGUIEC, Eric (Org.). La recherche en création: pour une compréhension de la recherche en pratique artistique. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2006. p. 97-109.
FROSCH, Joan D. Dance Ethnography: Tracing the Wave of Dance. In FRALEIGH, SONDRA; HANSTEIN, Penelope (Org.). Researching Dancing: Evolving Modes of Inquiry. Pittsburg: University of Pittsburgh Press, 1999, p. 249-280.
HANSTEIN, Penelope. From Idea to Research Proposal: Balancing the Systematic and Serendipitous. In In FRALEIGH, SONDRA; HANSTEIN, Penelope (Org.). Researching Dancing: Evolving Modes of Inquiry. Pittsburg: University of Pittsburgh Press, 1999, p. 62-88.
LAPLANTINE, François. La description ethnographique. Paris Nathan Université, 2000.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971.