Neurociências e Aprendizado na Dança Coreografada

  • Monica Medeiros Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Antonio Lúcio Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Nesse texto apresentamos algumas contribuições das neurociências para o estudo da dança coreografada no que se refere à aprendizagem motora. O automatismo é um mecanismo protetor e possibilitador da coexistência de emoções e de processos cognitivos durante a execução de uma sequência de movimentos. Concluímos reiterando a importância do estudo das bases neurofisiológicas da dança visando sua contribuição para a compreensão dos aspectos cognitivos e motores relacionados à aprendizagem e apreciação na arte do movimento.

Referências

HAGENDOORN, Ivar. Some Speculative Hypotheses about the Nature and Perception of Dance and Choreography. Journal of Consciousness Studies, v. 11, n.. 3–4, p. 79–110, 2004.

RIBEIRO, Mônica Medeiros.(2007 A) Em Busca das Bases Neurofisiológicas da Dança-Teatro de Pina Bausch. Monografia (Especialização em Neurociências e Comportamento) __ Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais.

SACCO, K; CAUDA F.; CERLIANI L.; MATE D.; DUCA, S.Geminiania Motor imagery of walking following training in locomotor attention. The effect of Fthe tango lesson. NeuroImage. Turin, v. 32, p. 1441– 1449, 2006.

SOLSO,R.L. Brain activities in skilled versus a novice artist: an fMRI study.Leonardo, v.34, p.31-34, 2001.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações