EXPRESSIVIDADES CORPORAIS AUTÔNOMAS
Resumo
Ao longo da prazerosa vivência da disciplina Autonomia do Espectador, ministrada pelo profº Dr. Flávio Desgranges-USP, aqui no PPGAC/UFBA,interessei-me pelos textos e em falar um pouco da minha experiência como profissional de dança nesta cidade transatlântica com vivências afro descendentes. Este artigo tentará provar o quanto esta disciplina foi esclarecedora e estimulante,provocando em mim um desejo de entender mais sobre este corpos dançantes e ideais de negritude. Neste trabalho ouso detalhar meu ponto de vista em questões específicas da cultura baiana específica,enriquecida pelas leituras orientadas pela Etnocenologia e Dança,propondo outro enfoque metodológicoReferências
BENJAMIN, W. Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1993.
BORNHEIM, Gerd. Brecht, a Estética do Teatro. Rio de Janeiro, Graal.1992
COELHO, José TEIXEIRA. O que é Ação Cultural. São Paulo, Brasiliense, 1988.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo, Hucitec, 2003.
KAEPPLER, Adrianne. Dance in Antropological Perspective. Ann. Rev. Antropol., 1978 p. 31-49. Tradução Márcia Virgínia B. Araújo.
LUZ, Marco Aurélio – Agadá: dinâmica da civilização africano-brasileira. Salvador: SECNEB, 2000.
LUZ, Narcimária Correia do Patrocínio. Pássaros Inaugurais. Jornal A Tarde, 05 de novembro de 2005. Salvador
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. Tradução de Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.
OLIVEIRA, Nadir Nóbrega. Dança Afro-Sincretismo de Movimentos. Salvador. EDUFBA. 1991.
--------------O Samba do Crioulo Doido: Recontando sua história com os seus corpos. In: Cadernos do GIPE – CIT, PPGAC/UFBA. (Org.) Eliana Rodrigues Silva. N° 13. Estudos do Corpo III, 2005.
---------------AGÔ ALAFIJU,ODARA! A presença de Clyde Wesley Morgan na Escola de Dança da UFBA, de 1971 a 1978. Dissertação de mestrado PPGAC/UFBA. Salvador, 2006.
WELSH, Kariamu. African dance. Philadelphia: Chelsea House Publishers, 2004.