A Dança Do Samba-Enredo Carioca Enquanto Patrimônio Imaterial Brasileiro

  • Régia Barbosa Alvarez Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A Recomendação sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular da Unesco classifica as expressões populares como patrimônio imaterial e, aconselha a assistência desses bens. Contudo, a maleabilidade das heranças culturais populares, dificulta as ações de acolhimento e registro à cultura. O samba-enredo carioca foi um dos bens imateriais inventariados e salvaguardados pelo IPHAN, como resultado, foram produzidos o Dossiê das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro e um vídeo-documentário. A inventariação das manifestações brasileiras significa uma iniciativa que vai além da alusão memorial para os que estudam e participam de seu organismo. Esta comunicação, faz parte do estudo da dissertação de mestrado de Régia Barbosa Alvarez , sob a orientação de Antonieta Marília Oswald de Andrade.

Referências

ANDRADE, Marília de. Danças do Samba no Rio de Janeiro. Documento enviado à contribuição da criação do Dossiê das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro, fornecimento do arquivo pessoal da autora. 2006.

ANDRADE, Mário de. Danças Dramáticas do Brasil. Organização de Oneyda Alvarenga - 2ª edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.

DOSSIÊ DAS MATRIZES DO SAMBA NO RIO DE JANEIRO. Documento elaborado pelo IPHAN disponível no sítio eletrônico www.iphan.org.br em 20/07/2008.

BLASS, Leila M. Desfile na avenida, trabalho na escola de samba: a dupla face do carnaval. São Paulo: Annablume,2007

FERREIRA, Felipe. O Livro de Ouro do Carnaval Carioca. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

LOPES, Nei. Enciclopédia da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro, 2004.

MEDEIROS, Alexandre. Batuque na Cozinha - As receitas e as histórias das tias da Portela. Rio de Janeiro: Senac, 2004.

PINHEIRO, Marlene M. A travessia do avesso: sob o signo do carnaval. São Paulo: Annablume, 1996.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações