Corpo e técnica em dança: como podemos discuti-los?

  • Ana Carolina da Rocha Mundim Aleixo Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O presente texto organiza um pensamento sobre a questão corporal na sua relação técnico-criativa, visando ampliar as discussões sobre técnica em dança. De que prismas podemos discutir a técnica em dança? A técnica está no corpo, é o corpo ou é algo externo ao corpo? Este texto não pretende responder a estas questões, mas provocar um pensamento sobre elas. Talvez nem mesmo sejam as respostas o que mais interesse neste caso, mas a capacidade de dialogarmos com estas perguntas, considerando diferentes possibilidades e pontos de vista. Para isso, buscamos referências em Rubem Alves, Merleau-Ponty e João Paulo Medina, como nosso principais interlocutores.

Referências

ALVES, Rubem. Educação do Sentidos. Campinas: Verus Editora, 2005.

BUENO, Maria Lúcia & CASTRO, Ana Lúcia (org.). Corpo território da cultura. São Paulo: Annablume, 2005.

MARQUES, Isabel. In: Pereira, Roberto & Soter, Silva (orgs.). Lições de Dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2004.

MEDINA, João Paulo S. O Brasileiro e seu Corpo. Campinas: Ed. Papirus, 2005.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

PRIMO, Rosa. Ligações da dança contemporânea nas sociedades de controle. In: Pereira, Roberto & Soter, Silva (orgs.). Lições de Dança 5. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2005.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas