O Ator Bricoleur

  • Flavio Ribeiro de Souza Carvalho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O trabalho do ator diante de diferentes textos não-dramáticos e a incorporação, como procedimento metodológico, do conceito de bricolagem, apontado por Lévi-Strauss. Partindo duma experiência prática de sala de aula e de minha formação pessoal como artista, aprofundo o olhar sobre a prática com materiais não-dramáticos utilizados como agentes potencializadores da natureza criativa do ator em formação. A prática da criação pelo entendimento do ator como um bricoleur, que constrói seu trabalho a partir de diversos materiais, gerando algo novo e autoral.

Referências

ANDRADE, Elza de. Mecanismos de comicidade na construção do personagem: propostas metodológicas para o trabalho do ator. Tese (Doutorado em Teatro) – PPGT, UNIRIO, 2005.

BENJAMIN, Walter. O narrador in Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1993.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.

MARINIS, Marco de. Comprender el teatro: lineamientos de una nueva teatrología. Buenos Aires: Galerna, 1997. Revista “O Percevejo”, Rio de Janeiro: PPGT-UNIRIO, ano 8, n.9, 2000.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas