A cena se fez OVO e habitou entre nós

  • Ismael Scheffler Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

O espetáculo teatral O OVO foi fruto de uma experimentação realizada em Curitiba, em 2006, que trazia contaminações de escritos de Artaud e de Grotowski, influências da performance art e da body art, visando a atingir a sensibilidade física e provocar reações corporais no espectador. A montagem partiu de alguns elementos predeterminados que serviram de base para a cena e para a dramaturgia, entre eles, a imagem simbólica do ovo, jogos de nomes e o sentimento da solidão e do isolamento. O presente texto apresenta considerações sobre a dramaturgia, o trabalho corporal e vocal-sonoplástico do espetáculo, discorrendo sobre o processo de criação.

Referências

ARTAUD, A. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

_____. Linguagem e Vida. São Paulo: Perspectiva, 1995.

COHEN, R. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1989.

_____ . Work in process na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2000.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas