Depoimentos às terras do Brasil: do registro histórico à cena teatral
Resumo
Esta comunicação tem como objetivo fazer algumas considerações a respeito do processo de encenação teatral a partir de documentos históricos. Esses documentos compõem-se de confissões e denúncias registradas durante a primeira visita do Tribunal do Santo Ofício ao Brasil, no final do séc. XVI. O resultado dessa investigação histórico/cênica foi a montagem teatral intitulada “Depoimentos às Terras do Brasil”, sob a direção do venezuelano Orlando Arocha e equipe técnica e artística da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.
Referências
ABREU, Capistrano. Confissões da Bahia, 1591-1592 – Primeira visitação do Santo Ofício às partes do Brasil pelo licenciado Heitor Furtado de Mendonça, Capelão fidalgo Del rei nosso senhor e do seu Desembargo, deputado do Santo ofício. Confissões da Bahia, 1591-1592. São Paulo: Paulo Prado, 1922.
__________. Denunciações da Bahia, 1591-1593. São Paulo: Paulo Prado, 1925.
AROCHA, Orlando. El proceso de Creación. In: MAGALHÃES, Mônica. Depoimentos às terras do Brasil: seminários, processo e espetáculo. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007.
AVELAR, Marcelo Castilho. Questões para um debate sobre depoimentos às terras do Brasil. http://fitbheventosespeciais.blogspot.com/2008/06/dirio-de-bordo-eventos-especiais-fit-bh.html. Acessado em 26/06/2008.
GARCIA, Rodolfo. Denunciações de Pernambuco, 1593-1595. São Paulo: Paulo Prado, 1929.
MAGALHÃES, Mona. Depoimentos às terras do Brasil: seminários, processo e espetáculo. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007.
NOVINSKY, Anita. A Inquisição. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994.
VAINFAS, Ronaldo. Confissões da Bahia. São Paulo: Cia das Letras, 1997.