De Malas Prontas – Uma viagem sobre a Atriz Cômica em busca de uma Teatralidade Transgressora

  • Paula Bittencourt de Farias Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Esta pesquisa busca investigar o processo de composição da cena cômica teatral identificando os elementos geradores de uma comicidade transgressora. Utilizo como unidade de análise o espetáculo de Malas Prontas (Pé de Vento Teatro – Florianópolis). Sendo o espetáculo encenado por duas atrizes, o universo feminino fica claramente exposto em tal montagem e consequentemente em tal pesquisa. A mecanização de comportamento das personagens que refletem um padrão de comportamento da mulher gera comicidade, pois são deslocados de sua realidade. Exatamente pelo espetáculo se desviar ou se deslocar de um padrão de normalidade, ele é transgressor. É, portanto, no anseio de criar novas teias de reflexão sobre a atriz cômica e as representações sobre o gênero, que apresento o resumo de minha pesquisa.

Referências

BENDER, Ivo. Comédia e riso: uma poética do teatro cômico. Porto Alegre: Ed. da UFRGS: EDIPUCRS: 1996. 254 p

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico . 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, c1983. 105p.

COPEAU, Jacques. A Improvisação, pp. 323-363. In Registros III: Os Registros do Vieux-Colombier [Velho Pombal], I. Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène Dasté e Suzanne Maistre Saint-Denis. Notas de Norman Paul. Paris: Gallimard, 1979. [Tradução não publicada: José Ronaldo Faleiro.]

FREUD, Sigmund, in FREUD, Anna. Os chistes e sua relação com o inconsciente. Rio de Janeiro: Imago, 1977. 290 p. (Obras psicológicas completas; 8)

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 2ªed. São Paulo: Perspectiva, 2003. 483p.

PROPP, Vladímir Iakovlevich. Comicidade e riso. São Paulo: Ática, 1992. 215p. (Fundamentos; v.84)

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas