Procurando as Impressões do Corpo em Cena
Resumo
Este estudo, resultado de trabalho docente desenvolvido nas disciplinas consciência corporal e expressão corporal I, II, III e IV do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, propõe uma sistematização do que é chamado aqui de impressões corporais, ou seja, a dimensão interior, como chama Eugênio Barba ou o plano interior, nas palavras de Stanislawski. A separação entre expressões e impressões não existe na prática, se faz aqui como estratégia de estudo e entendimento. As impressões são percebidas em cinco vias: sensorial, mnemônica, imagética, emotiva e cognitiva, são trabalhadas nas atividades práticas e oferecem diretrizes para o desenvolvimento de processos corporais e criativos.Referências
ALENCAR, Sandra. Atuadores da Paixão. Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura / FUMPROARTE, 1997.
AZEVEDO, Sônia Machado de. O Papel do Corpo no Corpo do Ator. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. Dicionário de Antropologia Teatral. Campinas, São Paulo: HUCITEC e Ed. UNICAMP, 1995.
BURNIER, Luís Otávio. A Arte do Ator: da Técnica à Representação. Elaboração, Codificação e Sistematização de Técnicas Corpóreas e Vocais de Representação para o Ator. Tese de Doutorado: PUC - São Paulo, 1994.
BURNIER, Luís Otávio. A Arte do Ator: da Técnica à Representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.
SOTER, Silvia. A educação somática e o ensino da dança. Lições de Dança 1, Rio de Janeiro, UniverCidade Editora, 2000, p. 141-148.