“Imagens e in-corporações. Uma reflexão sobre o teatro experimental”

  • Selma Baptista Universidade Federal do Paraná

Resumo

Este texto discute a relação criada entre as metáforas sugeridas por imagens (pinturas, fotografias), e as “imagens” criadas a partir delas nas experiências corporais do teatro “experimental”. A questão central diz respeito às maneiras com que a cultura se “inscreve” no corpo humano enquanto objeto de arte, dentro das especificidades culturais. Tratar-se-ia da questão do “embodiment”, ou, nas palavras de T. Csordas, “the existencial condition of cultural life” . Este texto se constituiria, portanto, em uma contribuição fenomenológica ao estudo da cultura e do “self”, e, a uma Antropologia Visual e Teatral que não é do corpo, mas a partir do corpo. Por outro lado, sugere um interessante “diálogo” entre linguagens artísticas, numa clara indicação do fenômeno da ekphrasis.

Referências

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Ginzburg, Carlo (2001) Olhos de madeira. São Paulo, Co. das Letras.

Turner,Victor (1985) Introduction: Between Anthropology and Theater. Philadelphia, University of Pensilvania Press.

Publicado
2018-05-17
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas