Há Muitos Objetos Num Só Objeto

  • Edélcio Mostaço Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Hélio Oiticica O Teatro Oficina desenvolveu vários princípios ligados ao neo-concretismo, a partir do projeto construtivo elaborado por Hélio Oiticica. Um traço altamente simbólico dessa relação é o uso de um bastão, a partir do espetáculo Gracias,Señor (1972), através do qual a participação do espectador vai tornar-se parte integrante da obra artística. Esse bastão vai retornar em diversas outras realizações, especialmente associado à cena do Carnaval do Povo, nascida a partir da montagem de Galileu, Galilei (1968), encontrando sua culminância nas mão do Antônio Conselheiro interpretado por José Celso Martinez Corrêa em Os Sertõe, de Euclides da Cunha(2001-2007).

Referências

OITICICA, Hélio. "Esquema geral da Nova Objetividade", catálogo MAM, Rio, 1967.

VÁRIOS. "Manifesto neoconcreto", publicado originalmente no Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 22 de março de 1959. Republicado in TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. Rio de Janeiro. Vozes: 1983, pp. 406-411.

PEDROSA, Mário. "Arte ambiental, arte pós-moderna, Hélio Oiticica", in FERREIRA, Glória (org) Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio. FUNARTE: 2006.

SONTAG, Susan. "Uma cultura e a nova sensibilidade", in Contra a Interpretação. Porto Alegre. LP&M: 1987.

Publicado
2018-05-17
Seção
Teatro Brasileiro