Meyerhold e a materialidade do evento cênico

  • Marcus Mota Universidade de Brasília

Resumo

A multifacetada carreira de V.Meyerhold (1874-1940) é muitas vezes reduzida a algumas rubricas (ruptura com Stanislaviski (1863-1938), biomecânica, teatralização do teatro, martirização) que, veiculadas pelos manuais e apressadas historiografias do teatro, contribuem para formar estereótipos intelectuais . No lugar de romancear Meyerhold, nos propomos a examinar sua decisiva participação no teatro moderno. Para tanto nos concentramos em sua recusa do sistema naturalista/ilusionista de representação.A partir de Meyerhold, a materialidade da cena não é um ato subsidiário, uma encarnação das idéias, um detalhamento de alguns aspectos pontuais da narrativa. A materialidade da cena é o espetáculo mesmo. Nessa tautologia refuta-se o autocentramento do sistema ilusionista do naturalismo teatral.

Referências

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Publicado
2018-05-17
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção