Dramas Circenses: Espetáculo e Memória
Resumo
Apresentação e breve análise de seis textos recolhidos no Circo Canarinho, em João Pessoa – Pb, resultantes de um Projeto de Pesquisa sobre Dramas Circenses nos anos de 2003-2004. Esses dramas eram representados nos circos pequenos e eram extremamente populares numa época anterior ao surgimento da televisão. Entraram em decadência gradativa a partir da ampla cobertura nacional que a televisão criou. Desta maneira a televisão terminou por substituir os dramas circenses no gosto popular, até porque, fenômeno inevitável da comunicação de massa, a televisão atingiu os mais afastados rincões que somente as troupes circenses conseguiam chegar. Diante dos novos folhetins televisivos, tornou-se inevitável a decadência dos espetáculos teatrais circenses.Referências
ARAÚJO, Albemar & MORENA, Índia (organizadores). Dramas Circenses. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2006.
Textos recolhidos no Projeto de Pesquisa Dramas Circenses:
CASTOR, Valdelice. A Escrava Isaura. Texto manuscrito em caderno escolar. Sem local e sem data.
DURAND, Walter. Se o Anacleto Soubesse. Texto manuscrito em caderno escolar. Sapé: 1974.
SANHARÓ. Coração Materno. Texto manuscrito em caderno escolar. Sem local: 1978.
SILVEIRA, Nelson. O Ébrio. Texto manuscrito em caderno escolar. Sem local, sem data.
A Marca do Pecado. Texto manuscrito em caderno escolar, sem autor, sem local e sem data.
Os Bandidos da Serra Morena. Texto manuscrito em caderno escolar, sem autor, sem local e sem data.
Publicado
2018-05-17
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção