Dança-teatro e dramaturgia: a relação entre corpo e palavra, emoção e razão

  • Aldiane Aparecida Dala Costa Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A influência das idéias de emoção e razão na criação da dramaturgia do corpo em dança-teatro é o objeto desse estudo. Para isso, apontamos alguns elementos do processo de transformação da escrita literária em escrita cênica ou, podemos dizer, do drama em dramaturgia. Qualquer escolha de padrões para a experiência, no discurso ou na expressão do movimento, são referências da racionalidade. Já o sentimento é expresso pela carga afetiva e pelo subjetivismo. Tanto os elementos ligados à razão como os ligados à emoção podem estar relacionados ao corpo ou ao discurso e, ainda, relacionados entre si. Mas do ponto de vista do trabalho do ator, tomando o corpo como suporte, a relação entre emoção e razão guarda sutilezas.

Referências

ASLAN, O. O Ator no Século XX. São Paulo: Perspectiva,1974.

DIDEROT, Denis. “O paradoxo sobre o comediante”. In.: GUINSBURG, Jacó (Org. trad. e notas). Diderot: Obras II – Estética, Política e Contos, São Paulo: Perspectiva, 2000.

FERNANDES,C. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro:repetições e transformações. São Paulo: Hucitec, 2000.

GIL, J. Movimento total:o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

LANGER, Suzanne K., Sentimento e Forma: uma teoria da arte desenvolvida a partir de filosofia em nova chave. São Paulo: Perspectiva, 2006.

SANCHEZ, M.J.A. Dramaturgias de la imagen. Cuenca: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 1994.

SZONDI, P. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac Naify, 2001.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena