Performance: Movimentos

  • Alexandra Gonçalves Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

As reflexões, problemáticas, investigações e perguntas de um processo de criação em performance art, abordadas como saltos dentro do espaço de um mapa complexo que está sendo desenhado o tempo todo e também à medida em que se desenrola o artigo que apresenta a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS sob orientação de Inês Alcaraz Marocco. O conceito de performer abrange vários territórios e é capaz de abrigar múltiplas definições, sendo a performance, por essência, uma arte de fronteiras mutáveis. Assim, o ponto de partida da pesquisa está no entendimento do performer como autor e própria matéria da criação. No entanto, mais do que encontrar uma acepção definitiva, o desejo do trabalho é o de flutuar dentro dessas variáveis.

Referências

CATTANI, Icleia Borsa. Arte Contemporânea: O Lugar da Pesquisa. In: BRITES, Blanca. TESSLER, Elida (orgs.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 2002. p. 35 - 50.

CHEVALLIER, Jean-Frédéric. O gesto teatral contemporâneo: entre apresentação e símbolos. (Trad. livre de Paulo Balardim). L´Annuaire théâtral, revue québécoise d´études théâtrales n° 36. Ottawa Université d´Ottawa, 2004.

CONNOR, Steven. Performance pós-moderna, cultura pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2004.

GOLDBERG, RoseLee. Performance Art: From Futurism to the Present. London: Thames & Hudson Ltd, 2001. 240 p.

GÓMEZ-PEÑA, Guillermo. En defensa del arte del performance. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, vol.11, n. 24. p. 199 - 226, 2005

GROTOWSKI, Jerzy. El Performer. El tonto del pueblo, La Paz, n.3, p. 154 - 164, mayo 1999.

LEABHART, Thomas (ed.). Canadian post-modern performance. Mime Journal. Claremont: Pamona College Theatre Department, 1986. 91 p.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático e teatro político. Sala Preta, São Paulo, nº3, 2003.

MARGOLIN, Deb. A perfect theatre for one - Teaching performance composition. The drama review, New York, 41 (2), n.154, p. 68 - 81, summer 1997.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Intituto Piaget, 2007.

POSSESSÃO. Andrzej Zulawski (Dir.). França: 1981. son., color, 35mm. Título original: Possession. Legendas em português.

PRADIER, Jean-Marie. Etnocenologia. In: GREINER, Christine; BIÃO, Armindo (orgs.). Etnocenologia: Textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999. p. 23 29.

RIBOT, La. Panoramix. In: HEATHFIELD, Adrian (ed.). Live: art and performance. New York: Routledge, 2004. p. 28 - 37.

SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. New York: Routledge, 2002. 289 p.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena