Figurinos: Metáforas e Ajustes

  • Amabilis de Jesus da Silva Faculdade de Artes do Paraná - Universidade Federal da Bahia

Resumo

Esse estudo de caso se abre a partir do processo de criação do vídeo-dança-instalação “Entreterritórios”, realizado pela bailarina curitibana Marila Velloso, parte dele nas Grandes Salinas (norte da Argentina), em Curitiba (PR/BR) e em Salvador (BA/BR), em janeiro de 2008, no qual participei como figurinista. Para os objetivos deste trabalho, destaco as relações do figurino com o corpo, principalmente nas relações que se estabeleceram na paisagem desértica das Grandes Salinas. Dos pontos desenvolvidos, destaco a presença do figurino como metáfora de territórios, mas também como possibilidade de topos para a criação.

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs : capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

FISCHER-LICHTE, Érika. Performance e cultura performativa: o teatro como modelo cultural. Lisboa: Cosmos, 1998.

RESTANY, Pierre.O poder da arte de Hundertwasser: o pintor-rei das cinco peles. Trad. Teresa Corvelo. Taschen, 1999.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena