Um diálogo entre dança e teatro permitindo a possível criação de micropercepções

  • Ana Clara Cabral Amaral Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O artigo que segue busca realizar conexões entre a Técnica Klauss Vianna e alguns procedimentos realizados no Lume-teatro. Tratando do corpo como foco da discussão neste texto, e partindo do processo de trabalho do Núcleo Fuga! (Campinas – S.P., o qual integro como bailarina e pesquisadora), a idéia aqui desenvolvida busca pontuar alguns elementos da criação do espetáculo Fuga!(2007) e nesse sentido, perceber como o diálogo entre esses procedimentos pode sugerir a possível criação de micropercepções neste corpo consciente em estado artístico. É importante frisar que esta é uma possibilidade dentre tantas outras acerca do tema principalmente no que diz respeito à escolha dos procedimentos utilizados e suas relações.

Referências

FERRACINI, Renato. Corpos em Criação, Café e Queijo. Campinas, S.P: [s.n.], 2004.

_________________ O corpo subjétil e as micropercepções um espaço-tempo elementar. In: Medeiros, M. B.; Monteiro, M.F.M.; Matsumoto, R.K. ; (Org.). Tempo e Performance. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2007.

_________________ Fronteiras, paradoxos e micropercepções. In: Thrall, K; Ramos, A. V.; (Org.). Artes Cênicas sem fronteiras. Guararema, S.P.: Anadarco, 2007.

MILLER, Jussara Corrêa 2007. A escuta do corpo: Sistematização da técnica Klauss Vianna. São Paulo, S.P.: Summus, 2007.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena