Níveis de Dramaturgias no Corpo da Brincadeira

  • Carolina Dias Laranjeira Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo apresenta algumas idéias sobre o tema da dramaturgia, a partir da investigação sobre a dança do Cavalo Marinho e o espetáculo resultante desta investigação. Por meio dela, surge a problematização a respeito das criações de nexos de sentidos a partir de um treinamento específico. Nosso olhar pesquisador em busca de um treinamento pautado no corpo brincante, por vezes, carrega um ideal de corpo que nos remete a um contexto sócio-cultural do passado. Deste problema surge um pensamento redimensionando o que seria uma dramaturgia do corpo ou do ator. Proponho uma reflexão sobre níveis de dramaturgias, dentro de um contexto onde o treinamento é entendido na própria brincadeira, tendo o jogo como potência de gerações de sentidos.

Referências

DE MARINIS, Marco (org.). Drammaturgia dell’ Attore. Teatro Eurasiano nº3. Bolonha: I Quaderni del Batello Ebbro, 1996.

FERRACINI, Renato. Café com Queijo: Corpos em Criação. Campinas: Hucitec, 2006.

GREINER, Christine. O Corpo - Pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena