Entre Escrita Performativa e Performance Escritiva: O Local da Pesquisa em Artes Cênicas com Encenação

  • Ciane Fernandes Universidade Federal da Bahia

Resumo

O texto discute questões relativas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa em artes cênicas com encenação, em particular como lidar com a relação entre a performance e a escrita da dissertação ou tese. Questiona-se as limitações do texto escrito como anterior (projeto) à performance ou como registro posterior (análise crítica), propondo-se uma relação dinâmica num espaço intervalar (Bhabha) entre a escrita performativa de John Austin e uma “performance escritiva”. Para tanto, busca-se inspiração na Escrita Automática dos surrealistas, além de um breve histórico da escrita da dança (in Lepecki).

Referências

AUSTIN, J. L. How to Do Things with Words. Harvard University Press, 1975.

BHABHA, K. Homi. O Local da Cultura. Editora da UFMG, 2005.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Vozes, 1988.

KUNIFAS, Cinthia. Corpo Desconhecido: Um Contínuo Processo de Criação em Dança. Dissertação. PPGAC/UFBA, 2008.

LACAN, Jacques. Escritos. Perspectiva, 1978.

LEPECKI, André. Of The Presence of the Body. Wesleyan University Press, 2004.

MELZER, Annabelle. Dada and Surrealist Performance. The Johns Hopkins Press, 1994.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena