AUSÊNCIA E PRESENÇA DO CORPO NO TEATRO DE ANIMAÇÃO
Resumo
O presente estudo pretende refletir sobre o uso do corpo no teatro de animação, apontando diferenciadas maneiras de atuação do ator-animador. Serão analisadas três situações correntes no teatro de animação: 1) A ausência do corpo na cena, procedimento utilizado pelo ator-animador atrás da empanada, biombo, tenda; 2) a presença do ator-animador quando trabalha com a manipulação direta ou manipulação à vista do público; 3) A ausência/presença do ator-animador na manipulação direta em que ocorre a dualidadeReferências
AMARAL, A.Maria. Teatro e Formas Animadas. 3aed. São Paulo: EDUSP, 1996.
BALARDIM, Paulo. Relações de Vida e Morte no Teatro de Animação. Porto Alegre: Edição do Autor, 2004.
BELTRAME, Valmor. Princípios Técnicos do Trabalho do Ator-animador. In: Teatro de Bonecos: Distintos Olhares Sobre Teoria e Prática. Florianópolis: UDESC, 2008.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PARENTE, José. O Papel do Ator no Teatro de Animação.In Móin Móin - Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2005.
SOUZA, Alex. Reflexões sobre a Animação à vista do Público. In: Teatro de Bonecos: Distintos Olhares Sobre Teoria e Prática. Florianópolis: UDESC, 2008.
Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena