Os limites de paidia em poéticas de resistência à arte de massa

  • Margarida Gandara Rauen Universidade Estadual do Centro-Oeste

Resumo

Quando a cena depende do público para se constituir, seja por meio da interatividade com um elenco, com um(a) performer ou um ambiente, verificam-se diferentes tipos e graus de participação, com momentos de paidia (jogo livre, anárquico) e de ludus (jogo com regras pré-estabelecidas), distinção aplicada por Roger Caillois e Richard Schechner. Este trabalho põe em discussão a noção de paidia e os seus limites, considerando propostas de arte cuja realização depende da disponibilidade corporal do público, que também precisa investir um tempo além da mera observação. O conceito de zonas autônomas temporárias (Hakim Bey) e o critério de resistência à arte de massa e à percepção distraída em “Objeto transitório para uso humano”, de Marina Abramovic (2008), complementam minhas considerações.

Referências

ARTAUD, A. O teatro e seu duplo. Lisboa: Minotauro, s.d. (São Paulo: Max Limonad, 1984.)

BERNSTEIN, A. Marina Abramovic: do corpo do artista ao corpo do público. IN SÜSSEKIND, Flora e DIAS, Tânia. Vozes Femininas. Rio de Janeiro: 7 Letras/Fundação Casa Rui Barbosa, 2003, p. 378-402.

BEY, Hakim. TAZ: Zona Autônoma Temporária. 2 ed. Trad. Renato Rezende. São Paulo: Conrad, 2004.

BROWN, C. N. Modern Greek-English Dictionary. New York: Saphrograph, 1976.

COHEN, R. Pós-teatro: performance, tecnologia e novas arenas de representação. Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Florianópolis: ABRACE, 2003, p. 88-89.

DERRIDA, J. O Teatro da Crueldade e o Fechamento da Representação. IN A Escritura e a Diferença. 3 ed. Trad. Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva, 2002 (1 ed. Francesa, 1967), p. 149-177.

HUIZINGA, J. Homo ludens. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2005 (2 reimp ed 2001-1 ed. 1938).

PITTA, Fernanda. Marina Abramovic Duração e Experiência. IN Catálogo: Transitory Object for Human Use. São Paulo: galleria brito cimino, 2008, n.p.

SCHECHNER, R. Performance Studies. An introduction. London e New York: Routledge, 2002.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena