Procura da pesquisa soberana de ator

  • Maria Beatriz Mendonça Universidade Federal de Minas Gerais - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O texto apresenta uma reflexão entre corpo e palavra, teatro e teoria, arte e filosofia na escritura de Étienne Decroux (1898-1991), ator pesquisador francês, criador da Mímica Corporal Dramática, considerando a necessidade de se dissolverem tais dualismos. Destaca os valores da intensidade, da experiência, e do desnudamento de si como critérios da produção desta escritura, originada no trabalho sobre si mesmo e, assim, busca dialogar com a idéia de soberania apresentada na filosofia de Georges Bataille em busca da autonomia do ator e da pesquisa de ator no momento contemporâneo. Esta discussão se encontra em desenvolvimento na pesquisa de tese de doutorado em teatro que realizo atualmente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond. Reunião: 10 livros de poesia. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 1976.

BATAILLE, Georges. A experiência interior. Trad. Celso L. Coutinho, Magali Montagné e Antonio Ceschin. São Paulo: Ed. Ática, 1992.

__. O erotismo. Trad. Cláudia Fares. São Paulo: Arx, 2004.

CRAIG, Gordon. Da arte do teatro. Trad. Redondo Junior. Lisboa: Arcádia, s/d. DECROUX, Étienne. Paroles sur le mime. Paris: Librairie Théâtrale, 1963.

FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos II (Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento). Trad. E. Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.

LARROSA, Jorge. Nietzsche & a educação. Trad. Semíramis G. da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MARINIS, Marco de. Mimo e teatro nel novecento. Firenze: La Casa Uscher, 1993.

MENDONÇA, Maria Beatriz. Texto como utopia de cena: A Morta em decomposição. Dissertação de Mestrado em Estudos Literários (Lit. Brasileira e outros sistemas semióticos), FALE-UFMG. Belo Horizonte, 2001. NIETZSCHE, Friedrich W.. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2001.

OSORIO, Camillo. Razões da crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

PEZIN, Patrick (org). Étienne Decroux, mime corporel. Textes, études et témoignages. SaintJean-de-Vedas: L´Entretemps éditions, 2003.

SOUM, Corinne. Conferência: Étienne Decroux. Encontro Mundial de Artes Cênicas. Belo Horizonte, 2000.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena