PARA ALÉM DA AULA ou como construir uma ‘didática-sem-órgãos’?

  • Maura Baiocchi Universidade de Brasília

Resumo

Partindo de uma reflexão de Friedrich Nietzsche acerca da substancialidade do pensamento filosófico, esse artigo reflete sobre a complexidade da relação entre professor, aluno, artista, instituição universitária e o ensino de uma arte de fronteira como o teatro pós-dramático formulado por Hans-Thies Lehmann. Indaga se as implicações teórico-estéticas dessa modalidade devem levar a transformações nos modos de ensino e de cooperação entre professor e aluno e se essas modificações são compatíveis com a expectativa fundante da instituição Universidade que é preparar o estudante para o mercado de trabalho.

Referências

BAIOCCHI, Maura e PANNEK, Wolfgang. Taanteatro: teatro coreográfico de tensões. Rio de Janeiro: Azougue, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

LEHMANN, Hans-Thies. Postdramatisches Theater. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2001.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena