A Re performance

  • Naira Ciotti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O surgimento de apropriações de performances autorais ou autobiográficas por outros artistas, incentivado pela oferta de registros de performances, antiga e novas, pela Internet, especificamente através do Youtube, configurou a adição de uma outra postura/possibilidade criadora, que chamou à reflexão no sentido de reavaliar conceitos intrí­nsecos dessa linguagem, tais como autoria e pessoalidade. Vamos discutir o novo fenômeno da reperformance tomando como ponto de partida um trabalho intitulado “Eu queria ser Marina Abramovic�” do jovem artista Fabio Tremonte. A narrativa em segunda pessoa nos leva a pensar que a obra de arte também tem memória e cria cultura numa temporalidade que integra história e repetição.

Referências

GROTOWSKI, Jerzy. O teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. SP: Perspectiva, SESC, Pontedera, (2001) 2007.

Lehmann, Hans Thies. O teatro pós dramático. SP: Cosac Naify, 2007 (1999). Apud GALIZIA, Roberto. Os processos criativos de Robert Wilson. SP:Perspectiva, (1986) 2005, p. 118.

Cohen, R.. Work in Progress na cena contemporânea: criação, recepção, encenação. SP: Perspectiva, 1998.

Vigarello, Georges Treinar In COURTINE, J. J. (org.). História do Corpo Vol. 3 : as mutações do olhar. Século XX. RJ, Petrópolis: Vozes, 2008.

Veja-se “A paisagem # 4 de Fábio Tremonte” in http://valderramasproject.wordpress.com/ 11/05/2008

BAL, Mieke. Quoting Caravaggio: contemporary art, preposterous history. Chicago: University Chicago Press, 1999.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena