Performatividade em Hélio Oiticica

  • Rodrigo Garcez Universidade de São Paulo

Resumo

Levantamos a hipótese que na trajetória artística de Hélio Oiticica é possível rastrear traços de performatividade, latentes e manifestos, que surgem em seus penetráveis, parangolés e cosmococas, por exemplo. Acreditamos que essa performatividade é resultante de um jogo entre fluxos midiáticos que compõe a estética do artista em função de sua biografia. Pretendemos confrontar objeto e metodologia para sustentar a hipótese de que o hibridismo de Oiticica se insere na prática de arte resultante do fim do projeto modernista onde não é mais possível separar as Artes em diferentes escolas e formas. Além disso, refletiria a tendência que as artes ditas plásticas manifestam desde o final dos anos 60 de absorver conceitos antes restritos às artes cênicas.

Referências

OITICICA, H. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro, Rocco, 1986.

Publicado
2018-05-17
Seção
Territórios e Fronteiras da Cena