O DANÇARINO E A RUA: PONTOS DE VISTA EM COMPOSIÇÃO

  • Líria de Araújo Morais

Resumo

Esse texto apresenta o desdobramento de um segmento da pesquisa de doutorado da autora acerca do estudo da relação entre o dançarino e o lugar. Entre as ideias de percepção, lugar e criação, reúnem-se conceitos da área das ciências cognitivas, ciências sociais e reflexões a partir de relatos de experiências artísticas autorais, como também informações de compartilhamento de ideias em práticas de oficinas ministradas para discutir pontos de vista que a rua como um lugar específico pode configurar no ato da composição da dança.

Referências

CARERI, Francesco. Walkscapes: O caminhar como prática estética. Tradução de Frederico Bonaldo. São Paulo:Editora G. Gill, 2013.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Editora Vozes, 1990.

DAMÁSIO, Antônio. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

LEPECKI, André. Planos de composição. Resumo do autor de argumentações do livro Exhausting dance: performance and politics of mouvement (London/New York Loutledge, 2006).

MORAIS, Líria de A. Corpomapa: o dançarino e o lugar na composição situada. Tese de Doutorado. PPGAC-UFBA, 2015.

NEUPARTH, Sofia. Práticas para ver o invisível e guardar o segredo: estudo do corpo e do movimento escrito em estado de dança. Ed. c.e.m: Lisboa, 2010.

NOË, Alva. Action in perception. London: Massachusetts Institute of Tecnology, 2004.

PEREC, Georges. Especies de espacios. Edicionespañolapropiedad de Literatura y Ciencia, S.L. España: Montesinos, 2001.

Publicado
2018-05-18
Seção
Artes Cênicas na Rua