CAMADAS DE ATIVISMO POLÍTICO NA PERFORMANCE SITE SPECIFIC: “CORAÇÃO DAS TREVAS: UMA JORNADA MÍTICA CIVILIZADA PELO CENTRO CÍVICO” DO SALMONELA URBANA CIA PERFORMÁTICA

  • Lúcia Helena Martins Universidade Estadual do Paraná

Resumo

A característica de ativismo político está implícita em performances realizadas em espaços urbanos, pois são práticas de ações transformadoras, que reagem e resistem às pressões do ambiente. O presente trabalho visa analisar questões ativistas relacionadas ao processo da performance site specific “Coração das Trevas: uma jornada mítica civilizada pelo centro cívico”, realizada em 2016 e desenvolvida a partir do projeto de extensão “Processos criativos na prática de performances e intervenções em espaços diversos”, na UNESPAR/Curitiba-Campus 2, em parceria com o Coletivo Salmonela Urbana Cia Performática de Curitiba. A performance surgiu de investigações-ações realizadas no Centro Cívico, onde se localizam várias instâncias de poder na cidade. Por meio da experiência sensível no espaço e da observação de posturas dos outros e de si mesmos, os transeuntes foram atores e espectadores do processo realizado nessa performance que buscou denunciar as realidades pós-coloniais veladas do local. Foi possível observar diversas camadas de ativismo político, na medida em que o trabalho aconteceu na rua, da rua e para a rua. Assim, a performance causou ruptura, no sentido de quebra de normalidade no fluxo urbano; lançou luz a acontecimentos velados e marginais do lugar com um caráter de cunho relacional. Desta forma, ampliou possibilidades para estados de encontros fortuitos nos locais específicos das ações tornando o público/transeunte produtor de sentidos a partir da alteração da realidade do espaço. Estas questões serão discutidas à luz de Nicolas Bourriaud, Augusto Boal, Michel de Certeau.

Referências

BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilizacão Brasileira, 2009.

BONFITTO, M. Entre o ator e o performer: alteridades, presenças, ambivalências. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BOURRIAUD, N. Estética relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martisn Fontes, 2009.

CARREIRA, A. A noção de “pós-dramático” e a cena urbana contemporânea. In: ______; BAUMGARTEL, S. (Orgs). Nas fronteiras do representacional: reflexões a partir do termo “Teatro pós-dramático”. Florianópolis - Letras Contemporâneas, 2014. p. 46-53.

______. O risco físico na performance teatral. In: TEIXEIRA, J. G. L. C.; GUSMÃO, R. (Orgs). Performance, cultura e espetacularidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000. p. 41-49.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. Arte de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes: 2011.

COHEN, R. Performance como linguagem. São Paulo, Perspectiva: 2004. MARIGHELLA, C. Manual do guerrilheiro urbano. Disponível em: <http://www.documentosrevelados.com.br/wpcontent/uploads/2015/08/carlos-marighella-manual-do-guerrilheirourbano.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2016.

RANCIÈRE, J. Será que a arte resiste a alguma coisa? Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/205494026/RANCIERE-Jacques-Sera-quea-arte-resiste-a-alguma-coisa-In-LINS-Daniel-org-Nietzsche-e-Deleuze-Artee-resistencia-Simposio-Internacional-de-Fi>. Acesso em: 11 jul. 2016.

Publicado
2018-05-18
Seção
Artes Cênicas na Rua