CULTURAS HÍBRIDAS NO MAMULENGO DE VALDECK DE GARANHUNS
Resumo
Esta pesquisa analisa a inserção do Mamulengo pernambucano no circuito cultural de São Paulo a partir do trabalho de Mestre Valdeck de Garanhuns. Por meio de entrevistas com o artista e o público e do acompanhamento de sua prática em ateliê e em apresentações públicas, e baseada no conceito de hibridação cultural de Canclini, discute o atravessamento de novos discursos e códigos na tradição do boneco popular.Referências
AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Edusp, 1996.
BORBA FILHO, Hermilo. Fisionomia e Espírito do Mamulengo. São Paulo: Nacional, 1966.
BROCHADO, Isabela. Mamulengo Puppet Theatre in the socio-cultural context 21th century Brazil. Tese de doutorado, Trinity College – Dublin, 2005.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2000.
GARANHUNS, Valdeck de. Depoimento concedido a André Carrico. Guararema, SP, 21 jul. 2014.
MEDEIROS, Fábio H.N., Antropofagia e hibridismo no teatro de animação brasileiro, In: MÓIN-MÓIN: Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, ano 6, v. 7, p. 63, 2010. ISSN 1809 – 1385.
PIMENTEL, Altimar. O Mundo Mágico de João Redondo. Rio de Janeiro: MincInacen, 1988.
SANTOS, Fernando Augusto G. Mamulengo, um povo em forma de boneco. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1979.