TÉCNICA DE BUFÃO: POSSIBILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS PARA O ATOR CONTEMPORÂNEO

  • Nykaelle Aparecida Pereira de Barros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente trabalho é parte da pesquisa inicial do mestrado, dentro do Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas – PPGARC, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta reflexões acerca do bufão e sua relação com o trabalho cênico. Um estudo de exercícios específicos visa perceber como eles podem contribuir para o treinamento do ator. Busca-se o desenvolvimento de um breve traçado histórico da figura do bufão, com ênfase na Idade Média, período em que sua presença parece ter sido mais evidente. O foco está basicamente na investigação do “corpo bufonesco”, visando esclarecer quais as suas características e como ele se configura numa estética grotesca. Para compreender por que o bufão se torna figura posta à margem, pretende-se observar também como os padrões de comportamento foram sendo estabelecidos na sociedade ocidental. Há um levantamento de aspectos práticos tendo por base a participação em oficinas com influentes teóricos e atores bufonescos e, sobretudo, com experimentos realizados em treinamento junto ao grupo Bufões de Olavo, coletivo teatral de João Pessoa, do qual a autora faz parte. Tais experimentos visam constituir o bufão enquanto personagem, percebendo quais são os elementos específicos dessa técnica. Tais reflexões servirão para o entendimento de como se dá a técnica de bufão no treinamento do ator contemporâneo, bem como buscar perceber a influência dessa prática desde o trabalho físico até o desenvolvimento de um discurso crítico a partir da criação em diálogo com diversos elementos da sociedade.

Referências

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Publicado
2018-05-18
Seção
Circo e Comicidade