A ATITUDE CIRCENSE PRESENTE NO TRABALHO DO PALHAÇO DE FESTAS

  • Pedro Eduardo da Silva

Resumo

Este trabalho se baseia nas minhas experiências como palhaço animador de festas, entre os anos de 1990 e 1995, período no qual foi possível constatar que meu aprendizado como clown (método de Jacques Lecoq), adquirido com Francesco Zigrino, entrou em tensão com a atitude mais expansiva, necessária para um palhaço de festa, que tem uma linguagem mais próxima à do palhaço circense.

Referências

AVANZI, Roger. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 29 de agosto de 2011.

AVANZI, Roger & TAMAOKI, Verônica. Circo Nerino. São Paulo: Pindorama Circus: Códex, 2004.

BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.

CARVALHO, Val. Entrevista concedida para o projeto Clown ou palhaço, eis a questão - As várias faces desta máscara. São Paulo, 27 de julho de 2011.

FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. Organização de Franca Rame, tradução de Lucas Baldovino e Carlos David Szlak. 2ª edição. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 1999.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: Uma pedagogia da criação teatral. Tradução de Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2010.

VENEZIANO, N. A cena de Dario Fo: O exercício da imaginação. São Paulo: Editora Códex, 2003.

PIMENTA, Daniele. Antenor Pimenta e o Circo-Teatro Rosário: uma história do CircoTeatro no Brasil. Dissertação (mestrado em artes). São Paulo, ECA/USP, 2003.

_______ A dramaturgia circense: conformação, persistência e transformações. Tese (doutorado em artes) – UNICAMP, São Paulo, 2009.

PIMENTA, Tabajara. Entrevista concedida. Ribeirão Preto, 13 de janeiro de 2014.

SCALARI, Rodrigo. O jogo do carrasco, os princípios do mestre: aspectos metodológicos na pedagogia de Philippe Gaulier. In A Casa: Lamparina - Revista de Ensino de Teatro, volume 01, nº 02/2011, EBA/UFMG.

Publicado
2018-05-18
Seção
Circo e Comicidade