O USO DO NARRADOR NA OBRA DE JÖEL POMMERAT – A INSPIRAÇÃO DOS CONTOS INFANTIS

  • Camila Bauer

Resumo

Na dramaturgia contemporânea, é recorrente a inspiração em mitos e lendas clássicas, onde se busca uma adaptação ao contexto atual. Nestes casos, as peças funcionam como marcas de um momento histórico específico e registram as inquietações de nosso tempo. Assim, este trabalho visa analisar as adaptações de contos infantis realizadas por Joël Pommerat para o teatro, enfocando a construção do discurso verbal enunciado por meio do narrador, tal como presente nos contos de fadas. A palavra evocada na obra de Joël suscita o princípio da incerteza e nos leva a refletir sobre nosso entendimento do real em meio a uma atmosfera mágica. O corpus deste trabalho abrange as peças Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio e Cinderela, onde encontramos uma presença marcante do contador de histórias como sujeito catalisador da ação. Os textos em questão traçam importantes relações com a contemporaneidade, registrando por meio da ficção características da vida e do homem contemporâneo.

Referências

Agamben, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

Boudier, Marion. Avec Joël Pommerat. Un monde complexe. Paris: Actes SudPapiers, 2015.

Pommerat, Joël. Cendrillon. Paris: Actes Sud-Papiers, 2013.

Pommerat, Joël. Pinocchio. Paris: Actes Sud-Papiers, 2008.

Pommerat, Joël. Le Petit Chaperon rouge. Paris: Actes Sud-Papiers, 2005a.

Pommerat, Joël. Caperucita Roja. Buenos Aires: Colihue, 2005b.

Sarrazac, Jean-Pierre (org.) Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

Sarrazac, Jean-Pierre. O Futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2002.

Publicado
2018-05-18
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade