NATUREZA CRIATIVA E PRESENÇA DO ATOR
Resumo
Este trabalho pretende refletir sobre a natureza criativa do ator e a sua presença fazendo uso de alguns elementos do sistema de Konstantin Stanislávski e da abordagem de Patricia Cardona sobre a noção de tensão. Na relação entre a tensão de Cardona e a de vivência em Stanislávski, propõe-se ainda abordar aspectos da relação entre a natureza e a natureza criativa do ator.
Referências
CARDONA, Patricia. La Agresion ritualizada I e II. Publicado no Blog Totopo, em 21 de setembro de 2009. Disponível em <http://sobreteatrototopo.blogspot.com.br/2009/09/la-gresion-ritualizada.html>. Acesso em 10 jan. 2016.
CHEVALIER, Jean e GHUEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução de Vera da Costa e Silva. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.
COMMELIN, P. Mitologia grega e romana. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
DAL FORNO, Adriana. A Organicidade do ator. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual de Campinas, 2002.
HUXLEY, JULIAN. Le comportement rituel chez l’homme et l’animal. Paris: Gallimard, 1971.
QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas de transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.
KLEIST, Heinrich Von. Sobre o Teatro de Marionetes. Tradução e posfácio de Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013.
MORIN, Edgar. O paradigma perdido: a natureza humana. Tradução de Hermano Neves. Portugal: Europa-América, 2000.
SIERRA M., Sergio. Acciones Corporales Dinámicas: metodología del movimiento físico para intérpretes escénicos inspirada en el Principio del Alteración del Equilibrio. Doctorado en Estudios Teatrales, Universitat Autònoma de Barcelona. 2015. Disponível em <http://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/285118/ss1de1.pdf?sequence=1>. Acesso em 17 de maio de 2015.
STANISLAVSKI, Constantin. El Trabajo del Actor Sobre sí mismo. El trabajo sobre sí mismo en el proceso creador de la vivencia. Trad. Para o español de Salomón Merener. Buenos Aires: Editorial Quetzal, 1980.
STANISLAVSKI, Constantin. Trabajos Teatrales – Correspondencia. Trad. Para o español de Luis Sepúlveda. Buenos Aires: Editorial Quetzal, 1986.
STANISLAVSKI, Constantin. Etica y Disciplina – Método de Acciones Fisicas (propedéutica del actor). Selección y notas de Edgar Ceballos. Trad. Para o español de Margherita Pavia e Ricardo Rodrígues. México: Col. Escenología, Editorial Gaceta, 1994.
STANISLAVSKI, Constantin. El Trabajo del Actor Sobre sí mismo. El trabajo sobre sí mismo en el proceso creador de la encarnación. Trad. Para o español de Salomón Merener. Buenos Aires: Editorial Quetzal, 1997.