IMAGENS EM PERFORMANCES: A IMPESSOALIDADE NA CRIAÇÃO ARTÍSTICA EM UMA DRAMATURGIA DO ACONTECIMENTO

  • Juliana Soares Bom-Tempo

Resumo

O que caracteriza uma produção artística que se processa pelos agenciamentos entre corpos, objetos, espaços e procedimentos? Quais relações estão em jogo neste tipo de articulação processual? A partir destas questões este trabalho tem como mote ensaiar junto as impessoalidades de uma criação artística, o que seria uma dramaturgia do acontecimento nos terrenos da Performance Arte.

Referências

COHEN, Renato. Performance como linguagem. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

DELEUZE, Gilles. Proust et les signes. Paris: Presses Universitaires de France, 1964.

______. Différence et Répétition. Paris : Épiméthée 1968.

______. Logique du sens. Paris: Les Éditions de Minuit, 1969.

______. Proust et les signes. Paris: Presses Universitaires de France, 1971 ______. L’Image-Mouvement. Cinéma 1. Paris: Les Éditions de Munuit, 1983.

______. L’Image-Temps. Cinéma 2. Paris: Les Éditions de Munuit, 1985. ______. O que é a Filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Coleção Trans. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

______. Critique et Clinique. Paris: Les Éditions de Minuit, 1993.

______. Proust e os signos. Trad. Antonio Carlos Piquet, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mille Plateaux: Capitalisme et Schizophrénie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1980.

______. Qu'est-ce que la philosophie? Les Editions de Minuit, Paris, 1991.

GOLDBERG, Roselee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2006. (Coleção a).

GUATTARI, Félix. Psychanalyse et transversalité: Essai d'analyse institutionnelle. Paris: La Découverte, 2003.

KAPROW, Allan. “Manifesto (1966)”. In: Essays on the Blurring of Art and Life. Ed. Kelley, Jeff. Berkeley-CA: Universidade da Califórnia, 2003, p. 81 – 83.

LEPECKI, André. Planos de Composição. Em: GREINER, Christine; SANTO, Cristina Espírito; SOBRAL, Sônia (org.). Criações e Contextos: Cartografias, Rumos Itaú Cultural Dança 2009 – 2010. São Paulo: Itaú Cultural, 2010.

ROUDINESCO, Elizabeth. Jacques Lacan: esboço de uma vida, história de um sistema de pensamento. Traduzido por Paulo Neves. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

SAUVAGNARGUES, Anne. Écologie des images et machines d’art. En: Pourparlers: Deleuze entre art et philosophie. Reims, França: Épure; Édition de Presses Universiteire de Reims, 2013a, p. 169 – 186.

Publicado
2018-05-18
Seção
Estudos da Performance