A INTERPRETAÇÃO COMO UM FENÔMENO DA CONSCIÊNCIA: A MODULAÇÃO DO TEMPO E DO AFETO NA AÇÃO CÊNICA

  • Maria Ines Galvao Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria Cristina Souza Brito Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

SOUZA, Maria Inês Galvão; BRITO, Maria Cristina. A Interpretação como um Fenômeno da Consciência: a modulação do tempo e do afeto na ação cênica. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora Adjunta. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Professora Associada. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS IX CONGRESSO DA ABRACE RESUMO O Grupo de Investigação do Trabalho do Ator (GITA) estuda a relação existente entre o sujeito e os objetos percebidos que configuram a sua realidade. Observamos que a percepção é resultado de uma vivência ativada por fatores externos. Pretendemos analisar a modulação do corpo, do tempo e do afeto nas relações intersubjetivas na ação cênica.

Referências

ALES BELLO, Angela. Fenomenologia e Ciências Humanas: psicologia, história e religião. Organização e tradução: Miguel Mahfoud e Marina Massimi. São Paulo: EDUSC. 2004.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução de Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes. 1993.

-------------------------. A Arte e a Morte. Tradução de Aníbal Fernandes. Lisboa: Hiena Editora. 1993.

BOGART, Anne. A preparação do diretor. Tradução: Anna Viana. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

MEREDIEU, Florence. Eis Antonin Artaud. São Paulo: Perspectiva. 2011.

OIDA, Yoshi; Lorna Marshall. O ator invisível. São Paulo: Via Lettera, 2007.

PESSOA, Fernando. Seleção Poética. Rio de Janeiro: José Aguilar Editora. 1972.

----------------------------. Poemas Dramáticos; Poemas Ingleses; Poemas Franceses; Poemas Traduzidos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1983.

---------------------------. Ficções do Interlúdio/4 Poesias de Álvaro de Campos.Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1983.

---------------------------. Primeiro Fausto. Organização e Introdução de Duilio Colombini. São Paulo: Editora Iluminuras. 1996.

SOUZA, Maria Inês Galvão; BRITO, Maria Cristina Souza. A Moça que espera. Rio de Janeiro: UNIRIO. Texto dramatúrgico encenado em 2016.

Publicado
2018-05-18
Seção
Estudos da Performance