PERFORMANCE COMO AÇÃO TRANSFORMADORA E COMO POLÍTICA DO SENSÍVEL: O TRABALHO DO WORKCENTER OF JERZY GROTOWSKI E THOMAS RICHARDS COM COMUNIDADES NORTE-AMERICANAS E SUL-AMERICANAS (BRASIL E EUA)

  • Fernando Antonio Mencarelli

Resumo

O Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards desenvolve atualmente, sob direção de Mario Biagini, um trabalho direcionado a grupos comunitários que se dedicam a práticas coletivas de naturezas diversas, e com os quais o grupo realiza um trabalho centrado em “cantos”. O projeto do Open Program tem sido realizado principalmente na Itália (em Pontedera), nos Estados Unidos (em comunidades de bairros de Nova York) e começou a ser realizado no Brasil (em um projeto realizado em 2015 em algumas cidades do interior do Estado de São Paulo). Em que direção a pesquisa do Workcenter avançou nos últimos anos? O trabalho parece emergir de um espaço fluido do encontro cotidiano. Um lugar de efetivo convívio em que a prática compartilhada da performance (canto e coral) se instala, como emergindo da transformação sutil das relações cotidianas. Como poderíamos refletir sobre a dimensão relacional estabelecida por essa prática, em seu momento de partilha, e sobre seu poder transformador? É como ação transformadora que ela se projeta. Transformação na perspectiva de uma “nova ecologia” (retomando expressão empregada no Parateatro). O trabalho sobre esse campo sutil opera no performer e o abre para uma nova relação consigo, com o outro e com o ambiente.

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Formes de Vie: l’Art Moderne et l’Invention de Soi. Éditions Denoel, 2009.

CARLSON, Marvin. Sobre Algumas Implicações Contemporâneas do Termo “PósDramático”. In: CARREIRA, A. e BAUMGARTEL, Stephan. Nas Fronteiras do Representacional. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2014.

CARLSON, Marvin. Shattering Hamlet’s Mirror: Theatre and Reality. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2016.

CARLSON, Marvin. El Teatro como Maquina de la Memoria. Artes del Sur, 2009.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

FÉRAL, Josette. Théorie et Pratique du Théâtre. Montepellier: Entretemps, 2011

FISCHER-LICHTE, Erika. The Transformative Power of Performance. London: Routledge, 2008.

FLASZEN, Ludwik. Grotowski & Companhia: origens e legado. São Paulo: É Realizações, 2015.

GROTOWSKI, Jerzy. Grotowski – Testi 1954-1998 – La possibilità del teatro. Firenze: La Casa Usher, 2014.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1971.

GROTOWSKI, Jerzy. Ipotesi di Lavoro. Sipario, ano XXXV, n. 404, 1o trimestre de 1980, pp. 12 a 15

GROTOWSKI, Jerzy. Oriente/Occidente. Máscara, ano 3, n. 11-12, 1993, pp. 6268

GROTOWSKI, Jerzy. Projet d’enseignement et de recherches: Anthropologie Théâtrale. Projeto apresentado para candidatura de Grotowski ao Collège de France. Arquivo de Mario Biagini. Cedido à pesquisadora Tatiana Motta Lima, 1995.

GROTOWSKI, Jerzy. Era como un volcán. In: Panafieu, Bruno (org). Gurdieff. Venezuela: Editorial Ganesha, 1997, pp. 117-138

GROTOWSKI, Jerzy. Holiday [Swieto]: The day that is holy. In: SCHECHNER, Richard; Wolford, Lisa. The Grotowski sourcebook. London/New York: Routledge, 1997, pp. 215-225

GROTOWSKI, Jerzy. Theatre of Sources. In: SCHECHNER, Richard; Wolford, Lisa. The Grotowski sourcebook. London/New York: Routledge, 1997, pp. 252270

GROTOWSKI, Jerzy. Holiday e Teatro delle Fonti. Florença: La Casa Usher, 2006.

GROTOWSKI, Jerzy. Da companhia teatral à Arte como Veículo. In: FLASZEN, Ludwik e POLLASTRELLI, Carla (org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski – 19591969. São Paulo: Ed. Perspectiva/Ed. Sesc, 2007, pp 226-243

KUMIEGA, Jennifer. The Theatre of Grotowski. London/New York, Methuen, 1985.

LIMA, Tatiana Motta. Palavras praticadas: o percurso artístico de Jerzy Grotowski, 1959-1974. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.

MENCARELLI. Fernando Antonio. Coletivos teatrais, performance e micropolíticas In: A Arte e a cidade: lugares e expressões teatrais de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura, 2015, v.1, p.81-94.

MENCARELLI, Fernando Antonio. Práticas corporais e alteridade na cultura de grupo: o Yuyachkani In: Fronteiras e alteridade: olhares sobre as artes na contemporaneidade. Belém: PPGArtes UFPA, 2014, v.1, p. 73-79.

MENCARELLI, Fernando Antonio. Mapas e caminhos: práticas corpóreas e transculturalidade. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v.3, p.101 - 112, 2013.

MENCARELLI, Fernando Antonio. Performance, Trabalho sobre si e Canções Rituais Brasileiras. In: Carreira, A., Villar-Queiroz, F., Grammont, G., Ravetti, G. e Rojo, S. (org.), Mediações Performáticas Latino-americanas, Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2003, pp. 65-71

MENCARELLI, Fernando Antonio. Grotowski e a Criação Teatral Contemporânea no Brasil. In: Carreira, A., Villar-Queiroz, F., Grammont, G., Ravetti, G. e Rojo, S. (org.), Mediações Performáticas Latino-americanas II, Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2004, pp. 29-37

MOLINARI, Renata M. Diario dal Teatro delle Fonti – Polonia 1980. Florença: La Casa Usher, 2006.

NASCIMENTO, Claúdia Tatinge. Crossing Cultural Borders through Actor’s work. New York /London: Routledge, 2008

OSINSKI, Zbigniew. Grotowski and his Laboratory. New York, PAJ (Performing Arts Journal) Publication, 1986

POLLASTRELLI, Carla. Prefazione. In: GROTOWSKI, Jerzy. Holiday e Teatro delle Fonti. Florença: La Casa Usher, 2006.

QUILICI, C. S. O Ator-Performer e as Poéticas da Transformação de Si. São Paulo: Annablume, 2015.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora, 34, 2005.

RANCIÈRE, J. O Inconsciente Estético. Rio de Janeiro: Editora 34, 2012.

RANCIÈRE, J. O Mestre Ignorante. Belo Horizonte: Autêwntica, 2005.

RANCIÈRE, J. Aisthesis. Paris: E. Galilée, 2011.

Revista Brasileira de Estudos da Presença, Dossiê Grotowski, v. 3, n. 1. Porto Alegre: UFRGS, jan/abril de 2013.

Revista Máscara, Grotowski, n. 11-12, Mexico: Escenología, AC, octubre 1996

RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012

RICHARDS, Thomas. The edge-point of performance. Pontedera: Workcenter of Jerzy Grotowski, 1995

RICHARDS, Thomas. Heart of Practice. New York/London: Routledge, 2008.

SALATA, Kris. The Unwritten Grotowski: tehory and practice of the encounter. New York/London: Routledge, 2013.

SÁNCHEZ, José Antonio. El teatro en el campo expandido. Quaderns Portatils.

N. 16. MACBA: Barcelona, s/d. http://www.macba.cat/uploads/20140204/QP_16_Sanchez.pdf SANTOS, Boaventura de Souza; HISSA, Cassio E. Vianna. Transdisciplinaridade e Ecologia dos saberes. In: Conversações: de artes e de ciências. Cássio E. Vianna Hissa,( org.) Belo Horizonte: editora UFMG, 2011. Pp17-35

SCHECHNER, Richard. Environmental Theater. Montclair: Applause Theatre & Cinema Books, 1994.

SCHECHNER, Richard. Essays on Performance and Culture. Calcuta/ New Delhi: Seagull Books, 2004.

SCHECHNER, Richard; Wolford, Lisa. The Grotowski Sourcebook. London/New York: Routledge, 1997.

Publicado
2018-05-21
Seção
Etnocenologia