MATRIZES ESTÉTICAS: O AMADURECIMENTO DA NOÇÃO PROPOSTA POR ARMINDO BIÃO

  • Filipe Dias dos Santos Silva Universidade Federal da Bahia

Resumo

Armindo Bião foi o maior teórico da etnocenologia no Brasil. Seu trabalho se destacou pela larga produção epistemológica. Este artigo busca compreender e analisar uma das noções propostas por ele para o estudo dos fenômenos espetaculares: as matrizes estéticas. Com a proposição dessa ideia, o autor mostrou a intenção de criar um espaço para a apreciação do sensorial e do artístico, portanto estético, inserido em um campo maior, notadamente o das matrizes culturais. Com isso, valorizou e pôs em evidência artistas-pesquisadores potenciais no campo das artes do espetáculo. Contudo, a noção gerou e ainda gera muitas problematizações. Nesse sentido, busca-se entender o amadurecimento da ideia ao longo dos anos, a partir das diferentes abordagens feitas pelo autor. Na trajetória analisada, conclui-se que as matrizes estéticas absorveram a ideia de movimento que tange a análise de fenômenos culturais, passando de um conceito relativamente duro, à época de sua proposição, a uma noção teórica mole. Por fim, este artigo apresenta uma reflexão sobre uma manifestação cultural que acontece na cidade de Brejões-BA, tomando como metodologia de análise a noção de matrizes estéticas.

Referências

AMOROSO, Daniela Maria. Etnocenologia: conceitos e métodos a partir de um estudo sobre o samba de roda do Recôncavo baiano. In: CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 6, 2010, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2010.

__________. Levanta mulher e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira. 2009. 237f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

BIÃO, Armindo. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009.

__________. Etnocenologia, uma introdução. In: BIÃO, A.; GREINER, C. (Org.). Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999.

__________. Teatro de Cordel: peças e ensaios. Salvador: P55 Edições, 2012.

COELHO, José Luiz Ligiéro. BATUCAR-CANTAR-DANÇAR: desenho das perfomances africanas no Brasil. In: ALETRIA: revista de estudos de literatura, v. 6, 1998/99 - Belo Horizonte: POSLIT, Faculdade de Letras da UFMG.

__________. O conceito de “motrizes culturais” aplicado às praticas performativas de origens africanas na diáspora americana. In: CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 5, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2008.

DUVIGNAUD, Jean. Festas e Civilizações. Fortaleza: Edições Universidade Federal do Ceará; Rio de Janeiro Tempo Brasileiro, 1983.

__________. Uma Nova Pista. BIÃO, A.; GREINER, C. (Org.). Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999.

KHAZNADAR, Chérif. Contribuição para uma definição do conceito de etnocenologia. In: BIÃO, A.; GREINER, C. (Org.). Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999.

PRADIER, Jean-Marie. Etnocenologia: a carne do espírto. In: Repertório Teatro e Dança. Ano 1. Nº 1. Salvador. Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, 1998.

__________. Etnocenologia. In: BIÃO, A.; GREINER, C. (Org.). Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999.

S187 Samba de Roda do Recôncavo Baiano. _ Brasília, DF : Iphan, 2006. 216 p.

SITES

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/bahia/brejoes.pdf Acessado: 19/10/2016.

MPA. Ministério da Pesca e Aquicultura http://www.mpa.gov.br/index.php/peixes-esportivos-de-agua-doce/1289-peixepiapara Acesso: 30/10/2016.

Publicado
2018-05-21
Seção
Etnocenologia