“O PERFORMER” DE GROTOWSKI: A BUSCA PELO HOMEM INTERIOR

  • Luciano Matricardi

Resumo

Ao olhar para a totalidade da obra de Grotowski é possível perceber uma orientação que encaminhou suas pesquisas até este lugar que privilegia o exercício de conhecimento e transformação de “si”: a noção de Performer, essa que aponta um horizonte ético para o trabalho do atuante da Arte como Veículo. Apesar de Grotowski ter realizado diferentes etapas de investigação, em experiências que se modificaram ao longo dos anos, é possível, se quisermos, delinear este interesse mais ou menos comum que perpassou todas elas. Podemos dizer que desde cedo se interessou pela “vida interior do homem”, ou sua “vida espiritual”, este interesse teria aparecido desde o período da criação de espetáculos, quando dirigia os atores do Teatro Laboratório, e se desenvolvido nas experiências criativas posteriores, que não mais buscavam o sentido e a estrutura espetacular. “O Performer” (1987) é um dos textos mais particulares da obra de Grotowski, seu conteúdo não é apenas sobre uma possível transformação do ator e do teatro, mas propõe uma reflexão sobre o próprio potencial da condição humana. Considerando que já na década de 1960 Grotowski falava sobre como seu trabalho se dirigiu para os aspectos da “vida interior do homem” na perspectiva do “comportamento orgânico”, e que, no final da década de 1980 e na década seguinte, suas falas e de seus colaboradores incluíam a perspectiva de um acesso às energias que possibilitassem um estado de percepção mais alargada, sob a noção de awareness, creio que houve uma mudança do que se entendia por interioridade, no trabalho do ator, ao longo desses anos de investigação.

Referências

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Publicado
2018-05-21
Seção
Etnocenologia