ETNOCORPOGRAFIAS DOS TERREIROS AFRO-AMAZÔNICOS: IMERSÕES METODOLÓGICAS DA ETNOCENOLOGIA

  • Miguel de Santa Brigida Junior

Resumo

A construção epistêmica da etnocenologia na Amazônia vem desenhando contornos singulares de pesquisas voltadas para o campo das religiões, notadamente na investigação da sacralidade revelada nas práticas espetaculares dos terreiros afroamazônicos. A partir da condição de artista-etno-pesquisador imerso nas espetacularidades de matrizes afrobrasileiras, o trabalho analisa a construção do conhecimento etnocientífico de três artistas cênicos amazônicos em seus processos criativos e metodológicos engendrados a partir dos Ritos Espetaculares do Candomblé, Umbanda e Tambor de Mina.

Referências

BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho (Org.). Anais do V Colóquio Internacional de Etnocenologia. Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Salvador: Fast Designer, 2007.

CARVALHO, Ana Claudia Moraes de. Odô Iyá: da espetacularidade do Yle Ase Oba Okuta Ayra Yntyle ao corpo-cena. Dissertação (Mestrado). Programa de Pósgraduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

CASTRO, Otávia Feio. Guarda-Roupa Encantado: Espetacularidade das Roupas de Caboca do Terreiro Estandarte de Rei Sebastião, Outeiro – Pará. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

FERRETTI, Mundicarmo. Desceu na Guma: o caboclo do Tambor de Mina em um terreiro em São Luís – a Casa Fanti-Ashanti. São Luís: EDUFMA, 2000.

MAFFESOLI, Michel. O Conhecimento Comum. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

MERCÊS, Cláudio Cristiano Chaves das. Vênus de Sangue: caracterização e visagismo na Espetacularidade da Rainha das Encruzilhadas Maria Padilha em Belém do Pará. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2016.

SANTA BRIGIDA, Miguel. A Etnocenologia na Amazônia: Trajetos – Projetos – Objetos – Afetos. Repertório: teatro & dança. Universidade Federal da Bahia. Escola de Teatro. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Ano 18, n. 25 (2015.2) – Salvador: UFBA.

Publicado
2018-05-21
Seção
Etnocenologia