DO CAMPO VIVIDO A CONSTRUÇÃO DA POETNOGRAFIA DANÇADA - MULHERES DE LINHAS : EXPERIÊNCIAS DE ENTRELAÇAMENTOS

  • Renata de Lima Silva
  • Maria Fernanda Miranda

Resumo

Nos cerrados dos gerais, em meio as suas árvores tortas, ipês floridos e poeira suspensa, existe um universo feminino das linhas criado e mantido por mãos de mulheres de idades variadas. Mundo de várias. Mundo das linhas. Mulheres de linhas, que na fiação, tecedura e bordados, com suas paisagens, tramas, rodas, agulhas e teares, suas cantigas, criam entrelaçamentos vivos na forma de narrativas femininas e movimentos de mãos. Neste lugar de experiência, operam poéticas e saberes populares que podem ser pensados como dispositivos para a criação em dança. Assim, esta comunicação/artigo discute o processo de criação em artes cênicas a partir de um olhar sensível e da vivência etnográfica no contexto sociocultural das fiandeiras, tecelãs e bordadeiras do Vale do Rio Urucuia (MG) para a investigação de poetnografias dançadas, como fragmentos dramatúrgicos tecidos na relação entre arte e o campo vivido.

Referências

BAKHTIN, Mikhail (2003). Estética da Criação Verbal. 4 ed. Martins Fontes.

BARBOSA, Altair Salles. (2008) Cerrado: biodiversidade e pluralidades. Disponível em . Acessado em 20 de setembro de 2016.

BRAIT, Beth. (2008) Bakhtin e a Natureza Constitutivamente Dialógica da linguagem. In: Dialogismo e Construção de Sentido/ organizaç ão: Beth Brait. 2 ed. Campinas – SP: Editora da Unicamp.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (2007) Festa de trabalho. In: Aprender e ensinar nas festas populares. Revista Salto para o futuro. TV Escola, SEED-MEC, Boletim 02, Abril 2007. Disponível em: http://www.geledes.org.br/wp- content/uploads/2014/04/aprender-e-ensinar-nas-festas-populares.pdf, acessado em 25 de outubro de 2014.

CÁURIO, RITA. Arte tê xtil no Brasil. Brasilia: Inap/MEC/Funarte/Secretaria de Cuĺ - tura, 1985.

CARVALHO, José Jorge (2000). O lugar da cultura tradicional na sociedade moderna. O Percevejo: revista de teatro, crítica e estética. Rio de Janeiro, n. 8, p 1940.

COLLA, Ana Cristina. (2006) Uma Viagem aos Interiores. In: FERRACINI. Renato (org.). Corpos em Fuga, Corpos em Arte. São Paulo: Editora Hucitec.

_________________. (2013) Caminhante, não há caminhos. Só rastros. São Paulo: Perspectiva: Fapesp.

SILVA, Renata de Lima. (2012) O corpo limiar e as encruzilhadas: a capoeira Angola e os sambas de umbigada no processo de criaç ão em danç a brasileira contemporâ nea. Goiâ nia: UFG.

___________________; LIMA, Marlini Dorneles. (2014) Entre raízes, corpos e fé: poetnografias danç adas. João Pessoa: Revista Moringa Artes do Espetáculo, v. 5, n. 2, jul.-dez.

FONSECA et al. (1984) Tecelagem manual no Triâ ngulo Mineiro: uma abordagem tecno- lógica. Brasilia: MEC/Sphan.

ROSA, João Guimarães. (2015) Grande sertão: veredas. 21ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Publicado
2018-05-21
Seção
Etnocenologia