PENSAR O TEATRO POLÍTICO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA INDIAN PEOPLE’S THEATRE ASSOCIATION (IPTA)

  • Ana Beatriz Pestana

Resumo

O Teatro Político Indiano, assim como em outros países, nasceu a partir de tensões sociais de natureza política, sendo os abusos realizados pela Coroa Britânica e pela classe alta indiana contra o povo os maiores impulsionadores para o seu florescimento já no século XIX. Entretanto, foi na primeira metade do século XX, no contexto de movimentos sociais, como: o Quit India Movement (1942), que lutou pela independência da Índia e da Indian Progressive Writer’s Association (criada em 1936), que lutou contra o imperialismo e o fascismo, que o teatro com ideais políticos mais definidos floresceu com a criação no âmbito nacional da Indian People’s Theatre Association (IPTA) em 1943. A IPTA foi criada por artistas ativistas que tinham o intuito de integrar o teatro aos demais movimentos de luta contra a calamidade instalada no país devido às consequências da Segunda Guerra Mundial, às sanções da Coroa Britânica aos movimentos de emancipação, à crise de fome de Bengala, dentre outros fatores. Os idealizadores da IPTA defendiam que a arte só teria importância para a nação se ela representasse as expressões autênticas do povo e os seus anseios por liberdade e cultura. Acreditavam que era preciso romper a esfera do drama familiar e da subjetividade para encontrar a esfera da vida pública, da política, das transformações e de novas possibilidades de estruturação social. Com base nestes valores a IPTA trabalhou em diversas partes da Índia com as suas trupes, grupos de teatro, músicos, dançarinos, escritores e artistas com múltiplos talentos, viajando para pequenos vilarejos, visitando comunidades, fazendo teatro de rua em praças, campos e espaços abertos, trocando, comunicando, incentivando a participação política e colocando o teatro a serviço dos interesses do povo. Após a independência do país em 1947 e a instauração do governo nacional, muitas contradições sociopolíticas eclodiram, desapontando ideologicamente os movimentos revolucionários que lutaram pela independência. Aliado a isso, ocorreram muitas divergências ideológicas internas entre artistas liberais e artistas comunistas, que defendiam por um lado que a IPTA fosse livre de qualquer visão política e por outro que a IPTA continuasse aliada ao Partido Comunista Indiano, dentre outras discordâncias artísticas técnicas e ideológicas. Pressões internas e externas de diferentes naturezas contribuíram para que a IPTA fosse sendo enfraquecida e na década de 1960 a sua desintegração ao nível nacional em unidades independentes foi inevitável. Entretanto, na década de 1980 diálogos foram restabelecidos entre as unidades da IPTA e o movimento foi reconstituído ao nível nacional e até hoje muitas unidades da IPTA estão ativas em diferentes regiões da Índia e promovem encontros, conferências, festivais comemorativos e outras atividades teatrais políticas. Assim, a partir da História do Teatro Político Indiano e da História Cultural e Política da Índia, a presente Comunicação visa pensar a experiência da Indian People’s Theatre Association, analisando múltiplos fatores que contribuíram para a mobilização de pensadores, escritores, músicos, teatrólogos e do povo para a criação e desenvolvimento de uma instituição de Teatro Político como a IPTA.

Referências

AGRAWAL, Bhumika. IPTA’s Contribution in Awakening Nationalism. In: The Criterion, vol. 4, issue IV, Maharashtra, 2013.

AHUJA, Chaman, Contemporary Theatre of India: an overview. New Delhi: National Book Trust, 2012.

BANARJEE, Ankita. Evaluating the role of street theatre for social communication. Global Media Journal - Indian Edition, Vol. 4/No. 2, Article 15, Calcutta, 2013.

BANERJEE, Utpal K., Luminous Harmony: Indian Art and Culture. New Delhi: Niyogi Books, 2011.

BHATIA, Nandi. Staging Resistance: The Indian People’s Theatre Association, 432460. In: The Politics of Culture in the Shadow of Capital, ed. by Lisa Lowe and David Lloyd, USA: Duke University Press, 1997.

BHATIA, Nandi. Staging a change: modern indian drama and the colonial encounter. Philosophy PhD Thesis. University of Texas, 1996.

BHATIA, Nandi, 2004, Acts of authority, acts of resistance: theater and politics in colonial and postcolonial India. USA: University of Michigan Press.

BHATTACHARYA, Malini. The Indian People’s Theatre Association: A Preliminary Sketch of the Movement and the Organization (1942-1947). In: Nandia Bhatia, Modern Indian Theatre: a reader. New Delhi: Oxford University Press, 2009.

BHATTACHARYA, Binayak. People’s Art of Performance of the Elite?: The History of IPTA in Bengal. Rupkatha Journal on Interdisciplinary Studies in Humanities, Vol. V, No. 2, 178-188, Kolkata, 178-179, 2013.

BISWAS, Moinak. The City and the Real: Chinnamul and the Left Cultural

Movement in the 1940’s. In Preben Kaarsholm (ed.), City Flicks: Indian Cinema and the Urban Experience, Calcutta: Seagull Books, 2004.

DHARWADKER, Aparna Bhargava. Theatres of independence: drama, theory, and urban performance in India since 1947. Iowa City: University of Iowa Press, 2005.

GOSH, Arjun. People’s Theatre in India. In: Idiom for change: a study of Jana Natya Manch. Philosophy Thesis - School of Language Literature and Culture Studies. New Delhi: Jawaharlal Nehru University, 2006, (Chapter 5) 1-30.

JOHNSTON, Deborah, Índia por um bilhão de razões. Wisdom Tree, 2012.

KHAN, Angshutosh; BOSE, Gautam; CHAKRABARTI, Debaprasad. Left Cultural Movement in West Bengal: An Analysis. In: Source: Social Scientist, Vol. 6, No. 6/7, Special Number of West Bengal (Jan. - Feb. 1978).

MAHAPRASHASTA, Ajoy Ashirwad. Sahmat Seminar on the Legacy and Relevance of the Progressive Cultural Movement. In: Social Scientist, Vol. 39, No. 11/12 (November–December 2011).

MITRA, Sarojmohan. Progressive Cultural Movement in Bengal. In: Social Scientist, Vol. 8, No. 5/6, [Marxism and Aesthetics] (Dec., 1979 - Jan., 1980).

MUKHERJEE, Sushil Kumar. Drama and Theatre in India. The Cultural Heritage of India, vol. VIII – The Making of Modern India (1765-1947). Belur Math: Ramakrishna Mission, 2013.

NAMBOODIRIPAD, E M S. Half a Century of Marxist Cultural Movement in India. In: Social Scientist, Vol. 39, No. 11/12 (November–December 2011).

PANIKKAR, K N. Progressive Cultural Movement in India: A Critical Appraisal. In: Social Scientist, Vol. 39, No. 11/12 (November–December 2011).

PRADHAN, Sudi. Marxist Cultural Movement in India. Calcutta: National Book Agency, 1960.

ROLLAND, Romain. The People’s Theatre. Translated by: Barrett H. Clark. New York: Henry Holt and Company, 1918.

RICHMOND, Farley. The Political Role of Theatre in India. Educational Theatre Journal, vol. 25, no. 3, 318-334, 1973.

SINGH, Madhulika. Theatre and the making of Indian Nationalism during the colonial period. In: Periodic Research: Vol. II, issue August, 2013.

VYAS, Rajnee, Incredible India. Ahmedabad: Akshara Prakashan, 2008.

Publicado
2018-05-21
Seção
História das Artes e do Espetáculo