TEATRO DO ESTUDANTE DO PARÁ: ENTRE A TRADIÇÃO E A VANGUARDA

  • Denis Bezerra

Resumo

A presente comunicação tem por objetivo apresentar as discussões sobre o movimento de teatro amador em Belém do Pará, na década de 40 do século XX, por meio das práticas artísticas e sociais do Teatro do Estudante do Pará/TEP (1941-1951). Esse grupo teatral destacou-se pela sua militância junto aos órgãos de governo e as classes estudantis locais, representou a busca por uma renovação nas formas de produção teatral, pautadas, fundamentalmente, na erudição da cultura. Os caminhos metodológicos adotados são a história oral e a pesquisa documental. As principais questões que norteiam as discussões são a reflexão sobre as oposições entre ações de vanguarda e uma tradição teatral paraense, fundamentada nas práticas do teatro comercial e popular; e as propostas de renovação das artes cênicas brasileiras, alicerçadas na organização estrutural do setor, através de subsídios do Estado. Além disso, o TEP tinha o desejo de tornar o teatro uma atividade permanente nas práticas culturais da capital paraense, e desempenhar a função educativa de gostos estéticos e comportamentos sociais de determinados segmentos da sociedade. Dessa forma, este trabalho contribui nas análises sobre o teatro brasileiro do século passado, a partir da região Norte, no contexto da implantação da modernidade dos tablados nacionais.

Referências

BEZERRA, José Denis de Oliveira. Vanguardismos e Modernidades: cenas teatrais em Belém do Pará (1941-1968). Tese de Doutorado, História, Programa de Pós-graduação em História Social da Amazônia, UFPA. Belém, 2016.

CASTRO, Acyr. Levy Hall de Moura. In: CASTRO, Acyr; ILDONE, José; MEIRA, Clóvis. Introdução à Literatura no Pará, Vol. V. Belém: CEJUP, 1995. CASTRO, Acyr; MEIRA, Clóvis; ILDONE, José. Introdução à literatura no Pará – Vol. IV. Belém: CEJUP, 1990.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Tradução Sandra Castello Branco. 2ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

FONTES, Edilza Oliveira. UFPA 50 anos: Histórias e memórias. Belém:

EDUFPA, 2007.

MENDES, Francisco Paulo. Entrevista. Revista Novidade, v.3; n.29; maio/1942. MOREIRA, Eidorfe. Para a história da Universidade Federal do Pará (panorama do primeiro decênio). Belém: UFPA, 1977.

NUNES, Benedito. O amigo Chico, fazedor de poetas. Belém: SECULT, 2001.

OLIVEIRA, Alfredo. Cabanos e Camaradas. Belém: Alfredo Oliveira, 2010. PEREIRA, Ritacínio. Movimento Estudantil. Revista Novidade, v.3, n.34, outubro/1942.

PARANHOS, Adalberto. O ROUBO DA FALA: origens da ideologia trabalhista no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2007.

S/a. “Toque a Serenata de Schubert” - uma peça de Mário Couto pelo Teatro do Estudante. Revista Novidade, Página Comentário..., v.3, n.30; junho/1942 (p.12). Na revista não aparece o nome do jornalista que fez a reportagem.

S/a. Margarida Schivazappa e o “Teatro do Estudante do Pará”. Jornal Correio da Manhã, Coluna Teatro, domingo, 13/03/1949, (p. 15).

S/a. O teatro do estudante do Pará apresenta “Divorciados”. Jornal A Vanguarda, sexta-feira, 01/08/1941, (última página).

S/a. Teatro do Estudante: seu novo espetáculo. Jornal A Vanguarda, quartafeira, 17/06/1941, (p.01).

Publicado
2018-05-21
Seção
História das Artes e do Espetáculo