LOURIVAL PARIZ E A ATUAÇÃO: DO ‘DRAGÃO DA MALDADE AO PAÍS DOS TENENTES’

  • Luiz Humberto Martins Arantes

Resumo

O ator Lourival Pariz viveu os últimos dias de sua vida na cidade de Uberlândia, até por volta de 1996, quando faleceu e exercia as funções de professor no curso de Artes Cênicas. Fez importantes montagens: como ator, na encenação de El dia que me queiras de Cabrujas e, depois, dirigiu A Orquestra de Jean Anouilh. Esta comunicação quer investigar a memória sobre este ator e sua trajetória, principalmente no cinema, pois participou de relevantes películas da história do cinematografia nacional. Podem ser citadas: O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro; Gamal - O Delírio do Sexo; O Homem do Corpo Fechado; O País dos Tenentes. Pretendemos olhar as escolhas de Lourival Pariz à luz da história, confrontando as relações entre atuação/teatro/cinema/história, focando, assim, nas marcas teatrais em suas composições para cinema.

Referências

ANDRADE, João Batista de. ‘Dívidas, censura e como "Gamal" virou "Gamal, o Delírio do Sexo’. In: Folha de S. Paulo. São Paulo, 31/07/2016, f.5. Acessado em 24/10/2016, disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2016 /07/1796523-dividas-censura-e-como-gamal-virou-gamal-o-delirio-do-sexo. shtml

MICHALSKI, Yan. O Teatro sob Pressão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

NEMER, Sylvia. O dragão da maldade contra o santo guerreiro: a encenação do desafio. In: HAMBURGUER, Esther et all. Estudos de Cinema Socine. São Paulo: Socine/Annablume. 2008.

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro. São Paulo: Record, 2000.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo e cinema marginal. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.

Publicado
2018-05-22
Seção
História das Artes e do Espetáculo