DO GOVERNO DAS PATAS, PALMAS E SILÊNCIOS: UMA GENEALOGIA DO ESPECTADOR TEATRAL BRASILEIRO

  • Luiz Paulo Pimentel de Souza Universidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo enseja partilhar os caminhos de construção de nossa presente investigação, cuja inspiração teórico-metodológica advém do legado de Michel Foucault, e que se dedica à análise do entrecruzamento histórico entre práticas teatrais e educacionais no Brasil, por meio dos deslocamentos atribuídos por tais relações ao corpo do espectador. Mais especificamente, visa-se descrever os caminhos e torsões sofridos pela pesquisa e o pesquisador ao longo do tempo transcorrido desde seu ingresso na pós-graduação na Faculdade de Educação da USP em 2015, até o período de setembro de 2016. A pesquisa desenvolvida busca mapear processos históricos que culminaram na emergência de determinado espectador crítico e cidadão no interior das práticas teatrais brasileiras. Para isso, o trabalho traz à baila uma série de problematizações históricas a respeito dessa figura, de forma a constituir um acervo documental passível de uma análise de tipo arqueogenealógico. Nossa hipótese é a de que poderíamos observar, a partir de meados do século XIX, um processo intensivo de pedagogização do espectador e da própria cena teatral por meio da formalização de uma série de saberes regulados na relação cena-público, assim como o nascimento da demanda por determinada expertise do ser do espectador teatral. Como maneira de expandir e analisar o problema disposto, a pesquisa organiza um acervo documental composto por jornais e livros publicados entre 1812 e 1945. Sobrevém desses textos do passado a prática da pateada, desaparecida nos dias de hoje, a qual consistia num ruidoso bater dos pés a ser disparado a qualquer momento da representação por parte dos espectadores insatisfeitos em relação ao que viam e ouviam. É intuito da pesquisa analisar a pateada tanto em sua manifestação legitimada socialmente quanto no período que concerne a sua contestação e coerção policial. Recorrendo à análise da prática da pateada, objetiva-se apresentar um momento histórico em que o comportamento e a subjetividade do espectador começariam a ser regulados em direções diversas e um novo tipo de endereçamento público-cena emergiria. Assim, fazendo eco ao procedimental de pesquisa foucaultiano, trata-se de descrever e analisar a emergência de toda uma nova ordem de governo da conduta do espectador que diz respeito, em certa medida, às suas configurações contemporâneas.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica

Editora, 2013.

AQUINO, Julio Groppa. A educabilidade como nexo da experiência civil contemporânea: aproximações investigativas. In: Pedagogia y saberes. N. 43, jul./dez. 2015.

ASSIS, Machado de. Ideias sobre o teatro. In: FARIA, João Roberto (Org.).

Ideias teatrais: o século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2001, p. 487-493.

DESGRANGES, Flávio. A inversão da olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo: Hucitec, 2012.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a Genealogia, a História. In: _____. Ditos e escritos, volume II: Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a. p.260-279.

__________. O que são as Luzes? In: _____. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008b. p.335351. (Ditos e escritos II).

__________. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

_________. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010a.

_________. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (19821983). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010b.

___________. A cena da filosofia In: ______. Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011a, p. 62-69; p. 222247.

_________. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros II: curso no Collège de France (1983-1984). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011b.

_____. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2012.

_________. Do governo dos vivos: curso no Collège de France (1979-1980). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. In: Educação e Realidade. Porto Alegre: v. 29, n. 1, 2004.

RIBEIRO, Francisco Bernardino; ROCHA, Justiniano José da; QUEIROGA, Antonio Augusto de. Ensaios sobre a tragédia. In: FARIA, João Roberto (Org.). Ideias teatrais: o século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2001, p. 267-316.

STAROBINSKI, JEAN. É possível definir o ensaio? In: Remate de Males. Campinas, Jan/Dez. 2011, p. 13-24.

TENDLAU, Maria. Teatro vocacional e a apropriação da atitude épica/dialética. São Paulo: Hucitec, 2010.

Publicado
2018-05-22
Seção
História das Artes e do Espetáculo