DOM QUIXOTE DO GRUPO MAMBEMBE: PROCESSO DE PESQUISA, CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE LINGUAGEM

  • Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto

Resumo

No ano de 1976, o Grupo de Teatro Mambembe, liderado por Carlos Alberto Soffredini (1939 – 2001), mergulhou num intenso processo de pesquisa sobre, principalmente, a linguagem do circo-teatro e alguns outros folguedos brasileiros, visando a criação de um espetáculo a ser apresentado na rua e capaz de cativar um público diferente daquele já habituado a frequentar as salas de teatro. Este trabalho pretende apresentar as etapas do processo de pesquisa e criação empreendido pelo Mambembe e os resultados obtidos no espetáculo, ressaltando como o olhar para as manifestações teatrais da cultura popular brasileira foi essencial para a consolidação da linguagem do grupo (e da obra de Soffredini como um todo); uma linguagem que, como será demonstrado, se diferenciava dos ditames do circuito teatral oficial da época, tão pautado em técnicas e experiências estrangeiras.

Referências

BRITO, Rubens José Souza. Teatro de rua: princípios, elementos e procedimentos. Tese (Livre Docência em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2004.

CARPEAUX, Otto Maria. Prefácio de REGO, José Lins do. Fogo Morto Apud SOFFREDINI, Carlos Alberto de. De um trabalhador sobre seu trabalho. São Paulo: Revista Teatro. Ano I, n° 0, jun/jul de 1980 (conteúdo transcrito em um arquivo de texto, gentilmente a mim concedido por Renata Soffredini).

CERVANTES, Miguel de. O engenhoso Dom Quixote de La Mancha, Primeiro Livro. São Paulo: Editora 34, 2011, 6ª ed.

FERNANDES, Silvia. Grupos Teatrais – Anos 70. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.

MAGALDI, Sábato. Amor ao teatro: Sábato Magaldi. Organização de Edla van Steen. São Paulo: Edições Sesc, 2014.

MAMBEMBE. A vida do Grande Dom Quixote de La Mancha e do Gordo Sancho Pança. Programa do espetáculo, 1976.

SOFFREDINI, Carlos Alberto de. De um trabalhador sobre seu trabalho. São Paulo: Revista Teatro. Ano I, n° 0, jun/jul de 1980 (conteúdo transcrito em um arquivo de texto, gentilmente a mim concedido por Renata Soffredini)

SILVA, Antonio José. A vida do grande Dom Quixote de La Mancha e do gordo Sancho Pança

Críticas em jornal:

GUZIK, Albert. Um criativo Quixote. Jornal Última Hora. São Paulo, p.11, 5 e 6 mar. 1977.

LARA, Paulo. “D. QUIXOTE” popular, no Sesc. Folha de São Paulo. São Paulo, 10 dez. 1976. Folha da Tarde Ilustrada, p. 26.

O teatro Mambembe está nas ruas. A Gazeta Esportiva. São Paulo, 26 dez. 1976.Caderno G.

UM novo mecenas para o teatro. O Estado de São Paulo. São Paulo, 23 dez. 1976. Jornal da Tarde, p.25.

Publicado
2018-05-22
Seção
História das Artes e do Espetáculo