O CORPUS EM JOGO E SUAS APROXIMAÇÕES MÍTICAS NA ESCRITA DRAMÁTICA

  • César Ferrario

Resumo

A pesquisa em curso busca construir caminhos que aproximem a escrita dramática do corpus cênico que lhe dará forma. Nesse sentido, objetiva elaborar (ou aprimorar) um conjunto de exercícios (ou jogos) a serem aplicados em sala de ensaio como provocadores de uma matéria textual primária, que escape as filtragens racionais, as elaborações individuais e esteja aberta ao imaginário do coletivo. Esses exercícios, tomando como base conceitual as análises míticas do antropólogo Claude Lévi-Strauss, são estruturados a partir de variáveis assimiladas pela música (ritmo, pulso, velocidade, intensidade, suspensão, etc.) e primam por alargar as ambiguidades entre fala e pensamento. A partir desses hiatos, nas fissuras provocadas entre a intencionalidade e o ato da linguagem em si, que estabelecemos as condições para a dramaturgia do corpus, intuitiva e visionária, atenta a precipitação dos mitos e suas possíveis revelações cênicas.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Água e os Sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo/SP: WMF Martins Fontes, 3013.

FERRARIO, César. Guerra, Formigas e Palhaços. Natal/RN: Fortunella, 2015.

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Publicado
2018-05-25
Seção
Mito, Imagem e Cena